29 Mai 2017 às 19:01 2 1343 Tecnologia
Blacklist: Listas que agrupam e-mails, domínios ou endereços de IP denunciados como disseminadores de spam na internet.
O grande número de envio de spam está fazendo com que os principais provedores de email como o Gmail, Yahoo e Hotmail, fiquem cada dia mais rigorosos em relação ao recebimento de mensagens comerciais. Para se ter uma ideia, em 2010, 90% dos 107 trilhões de emails enviados eram spams, segundo estudo da empresa Royal Pingdom.
Hoje é muito comum ouvirmos falar em controle de spam como as “Blacklists”. Para quem não sabe, as blacklists são responsáveis pelo bloqueio automático de emails nos servidores. Blacklist é a “lista-negra” onde são inseridos os domínios classificados como maus remetentes. Quem julga se são bons ou maus remetentes, são os organismos reguladores que possuem um sistema de monitoramento para avaliar o comportamento de quem envia as mensagens e os números de reclamações que esses remetentes recebem.
As Blacklists possuem políticas e regras bem específicas. As mais conhecidas são:
• SpamCop
• SpamHaus
• NJABL.org
• SORBS
• Composite blocking list
• Barracuda
• AHBL
• Senderscore
O grande problema de ter seu domínio inserido em uma blacklist é que essa informação chega aos provedores de email, com isso, todas as campanhas enviadas a usuários registrados nesses provedores podem ser prejudicadas, já que uma vez que um IP é listado, todas as mensagens que forem enviadas a partir dele perdem o direito de ser entregue na caixa de entrada dos usuários, sendo automaticamente direcionadas para a caixa de SPAM.
Se entrar em uma Black List quais são os problemas que posso ter?
Quando seu site ou IP entra em uma Black List, automaticamente vários servidores bloqueiam o recebimento de seus e-mails, pois a maioria dos servidores utiliza as Black Lists como controle de qualidade de e-mails.
Alguns buscadores bloqueiam seu site nas pesquisas, informando que seu site não é de qualidade e que pratica coisas indevidas.
Como faço para retirar meu site ou IP da Black List:
Este procedimento varia em relação a cada Black List, hoje existem mais de 50 delas. Em sua maioria a liberação ocorre após a solicitação dentro do site da Black List, isso pode demorar 2 dia ou mais. Certas Black Lists não tem onde solicitar a liberação, eles fazem verificações a cada mês, então seu site pode ficar até 30 dias bloqueado.
Outras Black Lists cobram taxas para liberar seu IP e como a maioria são Americanas o valor é cobrado em Dolar.
Muitas vezes, entrar em uma “lista negra” não significa que o remetente não é legítimo. Pode-se ocorrer um engano, ou uma inclusão por mau uso de terceiros. Mesmo assim, provar sua idoneidade para as Blacklists e para os servidores, certamente será mais difícil do que respeitar e seguir as boas práticas do email marketing.
Sendo assim, ter seu domínio classificado como Spammer e inserido em uma blacklist pode comprometer toda a sua estratégia de marketing.Por isso, não corra esse risco!
Então lembre-se:
– Não envie Spam
– Use bases opt-in para fazer suas campanhas de email marketing
– Higienize suas listas de emails para excluir os emails inválido
– Mantenha um bom relacionamento com os usuários ativos
Fonte: Ecommercebrasil