30 Des 2015 às 18:09 0 968 Notícias
É um dia triste para a comunidade Linux, especialmente os usuários da distribuição Debian, seu criador, Ian Murdock, faleceu aos 42 anos.
A equipe do Docker publicou em seu blog uma mensagem em memória de Ian e informando o acontecido. Ian Murdock era ex-funcionário da Sun Microsystems e da Salesforce, porém, é mundialmente reconhecido por ter criado a distribuição Linux Debian, sistema que até hoje serve de base para boa parte das distribuições Linux em geral. Ele tinha 42 anos.
Murdock foi figura importante na popularização do Linux entre usuários finais, ainda que ele continue dando ponto de audiência. Em 1993 ele, ainda estudante de Ciência da Computação na Universidade de Purdue publicou o Manifesto Debian (o nome do SO veio da junção de seu nome e de sua ex-esposa Deborah Lynn), em que definiu as bases do que deveria ser um sistema operacional que respeitasse as diretrizes GNU/Linux: ser aberto e não desenvolvido por apenas um grupo ou indivíduo, como eram as distros até então. A modularidade do sistema foi outro ponto que ele defendeu, como uma forma de combater o que ele via como nocivo para a comunidade: a fome de dinheiro dos desenvolvedores que utilizam o Linux para fornecer suas distros fechadas e pagas.
Com o tempo vimos que ele estava certo. Ferramentas de baixo nível como o dpkg e de alto nível, como o APT surgiram no Debian, que se tornou uma interface mais amigável aos usuários que queriam rodar Linux. Isso sem falar na extensa família que ela gerou, ou Ubuntu ao Knoppix, passando pelos finados Kurumin e BrDesktop, criações brasileiras.
Murdock atuou com o CTO da Linux Foundation entre 1996 e 2003, quando foi para a Sun Microsystems. Lá ele liderou o projeto que criou o OpenSolaris, uma versão aberta do Solaris com toda a bagagem que o desenvolvedor trouxe do Linux. Infelizmente o projeto foi descontinuado em 2010, quando a Oracle comprou a Sun e preferiu se focar na versão fechada.
De lá Murdock foi para a ExactTarget e mais recentemente estava trabalhando na Docker.
As circunstâncias de sua morte são um tanto confusas, sabe-se que ele foi preso em 27/12 mas não se sabe o motivo. Murdock chegou a tuitar queixas de abuso policial e sua última mensagem na rede social foi de que ele iria se matar no dia 28. Até o momento não se sabe exatamente o que aconteceu.
É uma pena que Murdock tenha partido quando ainda poderia contribuir muito para o cenário do software livre, mas desde já muita gente agradece pelo que ele fez pela comunidade, e muitos sentirão sua falta.
Ficam aqui nossos sentimentos a família e amigos de Ian Murdock, alguém que realmente fez diferença no mundo e que será lembrado para sempre na história da tecnologia.
Condolências de pessoas relacionadas ao Debian e mais amplamente, qualquer membro da comunidade Linux podem ser enviadas para [email protected].
Descanse em paz.
Fonte.: blog.docker