26 Jan 2016 às 13:01 0 2721 Tecnologia
O principal meio de comunicação criado no século XX foi atelevisão. Tal afirmação é decorrente da amplitude de seu consumo pelas sociedades, possível à totalidade das classes sociais no mundo, e por ser um eficiente meio de divulgação de informações e ideologias. Apesar de sua presença em quase todas as casas, em sua origem a televisão foi um artigo de luxo, destinado às classes mais abastadas.
A criação da televisão remete às pesquisas realizadas por John L. Baird, que em 1920 uniu componentes eletrônicos que haviam acabado de ser produzidos em várias partes do mundo e montou o primeiro protótipo de televisão. Uma reprodução satisfatória de imagens aconteceu apenas 5 anos depois.
Também neste período, em 1923, o russo Wladimir Zworykin criou e patenteou o ionoscópio, o que lhe rendeu, anos mais tarde, um contrato com a RCA. A partir do ionoscópio ele pôde desenvolver os primeiros tubos de televisão, chamados Orticon, produzido em escala industrial a partir de 1945.
Entre eles W.E. Sawyer, Maurice Leblanc, George Carey, Joseh Henry e Michael Faraday, que em lugares diferentes e sem comunicação entre si, colaboraram de alguma forma para o desenvolvimento da idéia de transmissão de imagens e som por uma rede sem fio também conhecida pelo anglicismo de wireless.
Mesmo ainda não havendo produção em escala industrial de televisores, as transmissões abertas passam a ocorrer a partir da década de 1930, primeiramente na Alemanha, em 1935, e depois na Inglaterra, EUA e União Soviética. No Brasil, em 1950, houve acesso a um sinal aberto de TV após a inauguração da TV Tupi, pelo jornalista Assis Chateaubriand. A primeira transmissão aconteceu no saguão do “Diários Associados”, de propriedade de Chateaubriand. Foi necessário ainda que o jornalista importasse cerca de duzentos aparelhos de TV para que os programas da emissora fossem assistidos, já que não havia ainda o consumo em larga escala de televisores. Posteriormente, novas emissoras foram surgindo, como Globo, Record e Bandeirantes.
E mesmo assim as transmissões ainda eram em preto e branco, sem cores, situação que foi alterada em 1954 no EUA, quando a rede NBC conseguiu realizar as primeiras transmissões públicas em cores, ao utilizar um sistema compatível com os antigos aparelhos preto e branco.
A história registra que em 2 de outubro de 1925, no sótão de sua casa, John Bird conseguiu transmitir a imagem identificável da cabeça de um boneco. Entusiasmado com a experiência bem sucedida, ele convenceu um auxiliar a ajudá-lo no laboratório, onde o assustado rapaz sentou-se em lugar previamente determinado. Sua figura iluminada por fortes luzes tornou-se, então, a primeira imagem viva a ser transmitida pela televisão.
Em 25 de março de 1925, Bird realizou sua primeira demonstração pública de ‘televisão’ nas Selfridges, loja de departamentos na Oxford Street em Londres. Nesta demonstração, ele ainda não tinha obtido adequados meios-tons nas imagens em movimento, e por isso apenas silhuetas eram visíveis (na ilustração acima, John Bird de pé, ao lado de sua invento).
Brasil
O invento chegou ao Brasil em 18 de setembro de 1950, ano de inauguração da primeira emissora brasileira, a TV Tupi – canal 4, sediada na cidade de São Paulo. Na abertura dos trabalhos, a atriz Yara Lins anunciou emocionada: “Senhoras e senhores telespectadores, boa noite. A PRF- 3 TV – Emissora Associada de São Paulo, orgulhosamente apresenta, neste momento, o primeiro programa de televisão da América Latina”. No dia seguinte era exibido o primeiro telejornal brasileiro “Imagens do dia”, recebido por cerca dos 100 aparelhos de TV importados, existentes no país.
Inaugurada no ano seguinte, no Rio de Janeiro, a TV Tupi lançava o telejornal “Repórter Esso”, que alcançou enorme sucesso até o final da década de 60. Em 1953 a TV Record de São Paulo iniciava suas transmissões, tendo nos programas infantis o carro-chefe de sua programação. Sete anos depois, já eram 20 as empresas de televisão espalhadas pelo país, cujas imagens transmitidas eram captadas por cerca de 1,8 milhão de aparelhos.
Fundada em 1965, a Rede Globo de Televisão assumiu a liderança na produção de telenovelas, tornando-se imbatível na audiência até os dias de hoje. Muitas de suas novelas foram e continuam sendo exportadas para mais de 120 países, como “O bem amado” (1973) e “A escrava Isaura”(1976), as primeiras a seguirem novos rumos.
Fonte.: Wikipedia