10 Jun 2014 às 21:01 0 790 Programação
Junto de novas versões de sistemas operacionais, de um protocolo para automação residencial e de outras novidades, a Apple também usou a WWDC para introduzir uma nova linguagem de programação. Chamada de Swift, ela foi muito bem recebida pelo público na apresentação, e substituirá a Objetive-C (da qual é derivada) no desenvolvimento de aplicativos para iOS e OS X.
A ideia da empresa com a iniciativa era criar uma linguagem que tivesse bem menos bagagem que a original, que chegou ao mercado na década de 80 pelas mãos da NeXT. Ainda assim, em termos práticos, as diferenças da Swift para sua antecessora não são tão gritantes quanto podem parecer: segundo a própria Apple, programadores acostumados com a antiga linguagem não deverão estranhar as funcionalidades da nova.
De qualquer forma, por mais que não sejam gigantescas, as mudanças existem e devem afetar diretamente a agilidade do trabalho. A principal delas é a exibição de resultados em tempo real no Xcode Playgrounds, como foi chamado o espaço na apresentação da WWDC: agora, conforme o desenvolvedor digita o código, um espaço à direita mostra as mudanças feitas nos aplicativos.
Fora isso, a empresa ainda garantiu que apps criados em Swift dependerão de bem menos linhas de código para funcionar. Como bem reparou o Ars Technica, a nova linguagem ainda terá recursos típicos de C++ e Java, como namespaces e objetos genéricos, e não dependerá mais de ponteiros definidos como acontecia no ObjC.