02 Jan 2016 às 13:21 0 674 Notícias
A ideia de lançar um SIM Card “camaleão”, que se adapta a qualquer operadora sem precisar ser trocado não é nova. A Apple já vem trabalhando nisso já há algum tempo, porém, até hoje o projeto não saiu do papel. Agora a Microsoft está trabalhando no mesmo projeto e tem planos para lançar seu próprio SIM Card.
Antes de tudo é bom deixar claro o que é o SIM Card. Ele é aquele chipizinho fornecido pela sua operadora de telefonia que é usado no seu telefone e que contém informações do seu número, e é o responsável pela conexão do seu telefone com sua operadora. Ele é usado não apenas para fazer chamadas de voz e envio de SMS, como também é o responsável pelo sua conexão 2G/3G/4G. Atualmente cada operadora fornece um SIM Card próprio, que só pode ser usado para conexões com a operadora que o forneceu. A ideia da MS e da Apple é lançar um SIM Card capaz de se conectar a qualquer operadora usando o mesmo SIM Card.
E como fica o vínculo com a operadora? A ideia é que esse SIM Card funcione como um tipo de chip temporário, e o usuário poderia comprar um pacote específico de voz, SMS ou apenas dados, com prazo de validade ou com um limite de uso. Por exemplo: Em uma viagem para os EUA, eu poderia levar meu Lumia equipado com um SIM Card da Microsoft e poderia comprar créditos de voz e dados da operadora americana T-Mobile. Assim, eu poderia usar meu Lumia comprado no Brasil nos EUA sem maiores problemas. Os planos poderiam ser do tipo: 1GB de dados + 50 min em ligações locais e tal. Paga-se o valor e usa-se o que foi comprado, no final você volta pra casa e a T-Mobile contia lá seguindo sua vida.
Seria esse o fim dos telefones Dual SIM?
Para gerir esses “contratos temporários” a Microsoft está trabalhando em um aplicativo específico. Ele já está na loja e se chama Cellular Data. Com ele é possível gerenciar esses contratos temporários e alternar entre operadoras, já que acreditamos que será possível ter várias contas e contratos num mesmo SIM Card e que podem ser alternadas por meio desse APP. Ele está disponível apenas para dispositivos com Windows 10, o que já era de esperar. Mesmo assim ainda não é possível baixa-lo, até porque nem daria pra usá-lo porque ele requer o SIM Card da Microsoft, que sequer foi anunciado oficialmente.
Seria esse SIM Card o causador do fim dos smartphones Dual SIM?
Fontes: The Verge