05 Ago 2013 às 19:15 0 1300 Tecnologia
O primeiro jogo eletrônico foi criado muitos anos antes de ser inventado o primeiro console
Quem gosta de videogames, nem imagina a história pela qual eles passaram antes de chegar à geração do Wii U, Xbox One e Playstation 4. Desde 1972, quando Ralph Baer inventou o primeiro console, o Magnavox Odyssey, tivemos diversas gerações de consoles e portáteis que evoluíram em gráficos e recursos.
O que poucos sabem, no entanto, é que antes mesmo de termos o primeiro console caseiro, houve alguém que inventou o jogo eletrônico. Isso mesmo! O primeiro jogo eletrônico foi criado muitos anos antes de ser inventado o primeiro console de videogame.
A história começou em 1958 com Willy Higinbotham, um físico altamente respeitado que participou do Projeto Manhatan, que tinha como objetivo o desenvolvimento de armas nucleares durante e após a Segunda Guerra Mundial. Nessa mesma época começam a se desenvolver os primeiros computadores, que nada tinham a ver com os de agora. Eram trambolhões quase do tamanho de uma sala inteira que não faziam grandes coisas a mais do que uma calculadora de hoje em dia.
Mas o fato é que esse trabalho deles, embora fosse para o “bem do país”, não era visto com bom olhos pela sociedade e a imprensa. Aí veio a idéia! Provavelmente tomado por uma total falta do que fazer, Willy criou o “Tennis for Two”, um joguinho eletrônico de tênis que rodava nesse computador trambolhão e, como monitor, um osciloscópio (daqueles bem antigos, com tela preta e traços verdes que mostravam o gráfico da tensão versos tempo). O objetivo era entreter visitantes e jornalistas que fossem ao Brookhaven National Laboratory.
O jogo não tinha nada demais, mas o conceito, para a época, iria revolucionar o entretenimento digital em todo o mundo. A quadra de tênis, vista lateralmente, tinha um risco para definir o chão, outro para a rede e a bolinha, que na verdade era um quadradinho que se movia de um lado para o outro. Nem se preocupou em fazer as raquetes.
Para jogar, havia duas caixinhas (joysticks) com um botão giratório, daqueles de rádios antigos, e outro botão para pressionar. O dial é que definia o ângulo de rebatida na bola, o que ocorria no momento que o outro botão fosse pressionado. Sem querer, Higinbotham tinha inventado o jogo eletrônico. No entanto, ele nem imaginava que aquele pontapé inicial seria um dos mercados mais promissores nos anos seguintes e deixaria muita gente rica.
Como um computador daqueles era caríssimo e que só podia ser comprado por instituições militares ou grandes indústrias, para que criar expectativas? Por isso, sequer patenteou sua invenção, até porque achava que, como era funcionário do governo norte-americano, qualquer ganho com isso seria creditado na conta do seu país.
Nem em seus melhores sonhos Willy Higinbotham pensaria que, no futuro, sua invenção renderia mais de 65 bilhões de dólares ao ano no mundo. Sua invenção só foi conhecida do público na década de 80. Ele morreu em 1994 sem ganhar um tostão com sua criação.
Fonte: Cleidson Lima
É jornalista de tecnologia há 15 anos e curador do Museu do Videogame Itinerante. Seu acervo pessoal ultrapassa os 180 consoles e portáteis.