01 Jul 2013 às 20:00 0 1944 Notícias
Acostumada a encomendar peças de fornecedores de baixo custo na Ásia, a Apple parece ter mudado de estratégia. Segundo a agência de notícias “Reuters”, a Apple estaria recebendo processadores A5, usados no iPhone 4S e iPad 2, de uma fábrica localizada no Texas (EUA) e de propriedade da Samsung Electronics.
O processador A5 é um dos componentes mais importantes dos aparelhos da Apple. Sem citar as fontes, a “Reuters” afirma que a peça é produzida na cidade de Austin, em uma fábrica da coreana Samsung Electronics.
A fábrica de US$ 3,6 bilhões teria alcançado a capacidade de produção total recentemente, em dezembro deste ano, e teria como objetivo específico produzir chips. De acordo com a “Reuters”, quase o total da produção da fábrica é dedicada aos processadores dos aparelhos Apple.
Procurada pela `Reuters`, a Apple afirmou que não comenta questões relacionadas a parcerias com fornecedores. A Samsung também também não se pronunciou sobre o assunto.
Lançado em março deste ano, o A5 é um processador licenciado pela ARM e desenhado pela Apple. Ele é duas vezes mais rápido que seu antecessor, o A4, que também é produzido pela Samsung, de acordo com relatórios de empresas de desmontagem que recebem dispositivos da Apple.
Processador do iPhone 5 é fabricado pela Samsung, diz site especializado
O `iFixit`, site de eletrônicos famoso por desmontar as bugigangas tecnológicas recém-lançadas, publicou um texto dedicado somente ao processador Apple A6, empregado no iPhone 5. O chip, segundo o site, é fabricado pela Samsung.
A Samsung, empresa que foi obrigada a pagar US$ 1 bilhão à Apple após uma disputa judicial, manufatura também o A5, processador do iPhone 4S e do iPad 2, em uma fábrica no estado americano do Texas. Com a desmontagem do aparelho, também confirmou-se a capacidade de memória RAM do iPhone 5, que é de 1 Gbyte.
A Apple tem-se aproximado de outras fabricantes de chips para tentar romper sua ligação com a Samsung também nesse aspecto, segundo a Bloomberg. O Samsung Galaxy S3 Android e Samsung Ativ S Windows Phone, celulares tope de linha da coreana, usa o processador de núcleo quádruplo, fabricado por ela própria.
Processadores anteriores da linha A da Apple também já foram fabricados pela Samsung, mas a extensa batalha judicial das empresas por patentes de tecnologia sugeria que a Apple poderia procurar outro fabricante para os chips dos seus aparelhos iOS. Mas, pelo que parece, negócio é negócio e as rivais estão trabalhando juntas novamente.
Apesar de o chip ser construído na linha de produção da Samsung, o núcleo desenvolvido especialmente para o A6 é um grande passo para a Apple, uma vez que os processadores anteriores A4 e A5 eram baseados em designs adotados da ARM. Após analisar código, tamanho do chip e arquitetura, os especialistas concluíram que a Apple desenvolveu sua própria CPU desde o início em vez de licenciar um design de processador existente no mercado.
Fonte: Folha e IDGNOW