14 Jul 2015 às 14:30 0 1116 Programação
De acordo com estimativa da Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais), existem cerca de 220 empresas desenvolvedoras de jogos no Brasil, número que deve aumentar nos próximos anos. Além disso, os gamers brasileiros passam em média 5,5 horas por semana na frente dos videogames. Estes dois dados são apenas uma amostra do momento positivo que o mercado de jogos no País se encontra.
São vários os exemplos que mostram como o Brasil já oferece boas opções de games 100 por cento nacionais.
Carcará pode ser baixado gratuitamente no site da desenvolvedora
Um destaque é Carcará: Asas da Justiça, game que segue o advogado Fábio Carcará em sua missão de ajudar os que mais precisam. Para isso, ele mesmo coleta provas, faz investigações e defende seus clientes no tribunal.
Criado pela Supernova Indie Games, o jogo pode até ser comparado com o seriado CSI, uma vez que o jogador deve ter muito jogo de cintura para enfrentar os inimigos em um sistema de interrogatório criado para o game, assim como ele também precisa utilizar de forma correta os itens coletados no cenário para desvendar os casos.
O game pode ser baixado gratuitamente para Windows, Mac, Linux e celulares Android no site oficial da desenvolvedora.
Outro jogo de destaque é Dengue Over, da Ilusis Interactive. Nele você aprende sobre riscos e modos de prevenir a dengue. A missão aqui é alertar os moradores da sua rua sobre os problemas ocasionados pela doença e defender a vizinhança do mosquito ao inspecionar as casas procurando focos do inseto. Mesmo sem data de lançamento, o jogo voltado para escolas foi um dos oito selecionados pelo BIG Starter do BIG Festival, um projeto que escolhe jogos independentes para receberem investimentos.
Como afirma o coordenador do curso de Design de Games da Universidade Anhembi Morumbi, Delmar Galisi, é possível perceber que o mercado de games cresceu bastante por aqui.
— Nos anos 1980 e 1990, você tinha iniciativas de desenvolvimento de games no Brasil, mas era algo muito isolado. A partir dos anos 2000 é que começou a surgir muitas empresas de jogos, e de lá para cá temos tido um crescimento grande mesmo, uma linha ascendente.
O desenvolvimento chegou em um ponto que até mesmo pessoas não especializadas são capazes de criar jogos, como é o caso dos estudantes Alexandre Nowacki e Wesley Raymundo que desenvolveram um jogo voltado a portadores de deficiências motoras.
Game pode ser jogado apenas por comando de voz
Say It The Game é um game no qual o jogador controla todas as ações do personagem apenas por comandos de voz. Na história, o persoangem deve fugir no meio da mata do Mapinguari, personagem do folclore brasileiro. Para ajudá-lo, Saci Pererê, Mula Sem Cabeça e outras lendas estarão presentes no game.
Com o aumento da produção de títulos no país, por que ainda não ouvimos o nome de jogos brasileiros nas rodas de conversas sobre games? O motivo é o mercado.
O desenvolvimento está muito globalizado. Ao fazer um game, você não está pensando no mercado nacional, hoje se desenvolve para distribuir um jogo no mundo inteiro. É difícil você olhar só para o mercado brasileiro, assim como os jogos que são feitos lá fora são comprados por brasileiros.
Profissionais com qualidade
O mercado de jogos no país ainda é relativamente novo. O curso de Design de Games na Universidade Anhembi Morumbi foi aberto há apenas nove anos, enquanto o curso de Jogos Digitais no Senac São Paulo está formando sua nona turma.
Enquanto alguns títulos se destacam pela qualidade, muito disso é proveniente de tentativa e erro, avalia o professor de Jogos Digitais do Senac São Paulo, Guilhermes Damian.
— A gente ainda tem que comer muito feijão com arroz para chegar no nível dos profissionais do exterior porque eles estão há muito mais tempo nesse mercado. A academia brasileira, seja a faculdade ou pós graduação, não está preparando um profissional para o mercado brasileiro e sim para um mercado que não ainda existe aqui.
Ao contrário dos grandes estúdios em países como Japão e EUA, no qual cada profissional é responsável por um setor, aqui no país as empresas ainda engatinham, e muitas vezes os desenvolvedores precisam se desdobrar em diversas funções para tirar uma ideia do papel. Em vista disso, é normal que o Brasil ainda precise de tempo para se adaptar no mercado.
O Brasil é uma indústria nova, ainda está ganhando musculatura. Os cursos de desenvolvimento de jogos têm apenas 12 anos, então a formação de mão de obra é recente. Outro fator é que é difícil penetrar tão rapidamente no mercado, ainda precisa de um pouco de tempo porque você concorre com mercados que são mais globalizados.
Outro fator que atrapalha o desenvolvimento do setor é a falta de colaboração entre as produtores, na opinião de Marivaldo Cabral, sócio da QUByte Interactive.
— O que falta é as produtoras divulgarem mais informaçoes, divulgar o que acertaram, o que erraram. Existe muita integração do ponto de vista técnico, mas quando se fala do negócio em si existe esta falta de informação.
Ferramentas para Criação de Jogos
Unity, também conhecido como Unity 3D, é um motor de jogo 3D proprietário e uma IDE criado pela Unity Technologies. Unity é similar ao Blender, Virtools ou Torque Game Engine, em relação a sua forma primária de autoria de jogos: a sua interface gráfica. O motor cresceu a partir de uma adição de um suporte para a plataforma Mac OS X e depois se tornou um motor multi-plataforma.
O Unity possui duas versões principais: Unity Pro, que custa US$ 1.500,00, e a versão gratuita, simplesmente chamada Unity, que pode ser usada tanto para fins educacionais, quanto para fins comerciais e a versão pro pode ser testada por um período de 30 dias.
O Unity na grande maioria das vezes e usado na criação jogos de browser, (Jogos que rodam em navegador de internet). Mas o motor e capaz de criar grandes jogos.
O Unity 3D vem com um jogo chamado Angry Bots.
Com ênfase na portabilidade, o motor tem como alvo as seguintes APIs: Direct3D no Windows e Xbox 360; OpenGL no Mac, Windows e Linux; OpenGL ES no Android e iOS; e APIs proprietárias em consoles de videogame. Unity permite a especificação de configurações de compactação e de resolução de textura para cada plataforma o jogo suporta, e fornece suporte para mapeamento de colisão, o mapeamento de reflexão, mapeamento parallax, tela de oclusão espaço ambiente (SSAO), sombras dinâmicas utilizando mapas de sombra, render-a-textura e full-screen de pós-processamento efeitos diversidade plataforma do motor gráfico do Unity pode fornecer um shader com múltiplas variantes e uma especificação fallback declarativa, permitindo Unity para detectar a melhor variante para o hardware de vídeo atual.; e se nenhum são compatíveis, cair de volta para um shader alternativa que pode sacrificar recursos para o desempenho.
Scripting do motor de jogo é construído em Mono, a implementação open-source do .NET Framework. Os programadores podem usar UnityScript (uma linguagem de costume com sintaxe inspirou-ECMAScript, conhecido como JavaScript pelo software), C #, ou Boo (que tem uma sintaxe de inspiração Python).
A unidade é notável por sua capacidade de direcionar jogos para múltiplas plataformas. Dentro de um projeto, os desenvolvedores têm controle sobre a entrega para dispositivos móveis, web browsers, desktops e consoles. As plataformas suportadas incluem BlackBerry 10, o Windows Phone 8, Windows, OS X, Linux (Ubuntu, principalmente), Android, iOS, Unity Web Player (incluindo Facebook, Adobe Flash, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Xbox 360, Xbox One, Wii U, e Wii. Ele inclui um servidor ativo e motor de física PhysX da Nvidia. Unity Web Player é um plugin para o navegador que é suportado no Windows e OS apenas X. A unidade é o desenvolvimento de software padrão kit (SDK) para Wii U vídeo jogo de plataforma console da Nintendo, com uma cópia gratuita incluída pela Nintendo com cada Wii U desenvolvedor de licença. Unity Technologies chama essa agregação de um terceiro SDK uma "indústria em primeiro lugar".
Compatibilidade
Compatibilidade com os navegadores (via o plugin Unity Web Player): Internet Explorer, Firefox, Safari, Opera, Google Chrome;
Compatibilidade com Blender, 3ds Max, Maya, Cinema 4D, Cheetah 3D, Softimage, modo, ZBrush, Lightwave, Photoshop, Fireworks, e Substance.
Fonte.: Portal R7