07 Jul 2012 às 17:06 0 725 Notícias
Ideia que nasceu nos Estados Unidos, e que vem aderindo cada vez mais simpatizantes no Brasil, surge com uma nova forma para o lançamento de projetos em tempos de crise
Você já ouviu falar em crowdfunding? Caso a resposta seja negativa, não se assuste. A ideia é nova, vem ganhando força no Brasil há aproximadamente um ano e funciona de uma forma bem simples.
Entenda o crowdfunding:
O modelo busca a colaboração financeira coletiva de pessoas que nunca se viram, mas que gostam de uma mesma ideia e querem que ela se torne realidade. Nos sites de crowdfunding, o desenvolvedor vende a sua criação ao público e diz o quanto precisa captar. Quem se interessar faz as doações e em troca o idealizador oferece uma recompensa – se o projeto for um livro, por exemplo, os apoiadores podem ter seus nomes impressos na capa.
Sites como o `Queremos` e o `Catarse` ilustram muito bem todo esse sucesso. O primeiro já arrecadou R$ 1,2 mi em recursos para produzir 23 shows internacionais no Brasil, tudo com a ajuda dos fãs. O segundo apoiou 20 mil projetos desde janeiro de 2011 e captou R$ 1,7 mi. Acredita-se que no último ano, transições envolvendo os principais sites de crowdfunding brasileiros tenham movimentado mais de R$ 3 milhões.
E sites de colaborativismo não faltam. Há para todos os gostos. Para viabilizar projetos culturais, artísticos, literários, financiar novos negócios e até mesmo para apoio assistencialista.
O site acompanha de perto os projetos financiados através daqueles que acreditaram e apoiaram a realização. “Crowdfunding é sobre transparência. No nosso site há um local apropriado na página do projeto para que as organizações prestem contas e de modo que não só a Let’s, mas como todos os apoiadores e toda a sociedade tenham ciência de como os recursos foram aplicados e dos resultados do projeto.
O diferencial de cada site está na cobrança. Todos eles aceitam e publicam projetos gratuitamente, porém a taxa de lucro vem do arrecadamento dos financiamentos. Há uma porcentagem em cima do valor total arrecadado, mais alguns centavos por cada transação. Mas claro que isso não afeta o possível sucesso de um projeto.
O mais conhecido é do designer americano Scott Wilson, que publicou no maior site do gênero dos Estados Unidos, o Kickstarter,uma idéia simples: uma pulseira para transformar o iPod Nano 6ª Geração em relógio. Scott pediu US$ 15 mil dólares para concluir seu projeto em 2010. Para a sua surpresa, o montante obtido foi de US$ 942 mil. O modelo de negócio colaborativista soa como uma febre da internet que não dá sinais de ser passageira. O sucesso de plataformas participativas, como o Facebook, exemplifica isso muito bem. Logo, sites de crowdfunding funcionam como uma ponte expressa para a concretização de projetos, ainda mais em um mundo assombrado por crises que impedem novos investimentos.
Fonte.: G1 Globo Cidadania