13 Fev 2012 às 14:07 2 3411 Tecnologia
Xbox 360 é um console de jogos da sétima geração de consoles de videogames produzido pela Microsoft e lançado em 22 de Novembro de 2005 nos Estados Unidos. É sucessor do XBox o segundo console da Microsoft, concorrendo com os consoles PS 3, da Sony e o Wii, da Nintendo. As características principais do Xbox 360 são o seu serviço Xbox Live que permite aos jogadores competir on-line, baixar jogos árcade, demos de jogos, trailers, shows de TV, música e filmes. O Xbox 360 também oferece acesso a serviços de streaming de mídia, tais como Netflix, UFC, ESPN, Sky. A Microsoft anunciou o lançamento, nos Estados Unidos, de uma terceira versão do console, o Xbox 360 Elite. Depois foi lançada a nova versão chamada de Xbox 360 Slim juntamente com o exclusivo Sensor de Movimentos Kinect.
Lançamento
O Xbox 360 foi apresentado no programa Xbox Revelation também chamado de Xbox 360 Revelation na MTV, com detalhes a respeito do lançamento e jogos divulgados uma semana depois na E3. No Brasil, o Xbox 360 é vendido oficialmente pela Microsoft, tornando-o o primeiro console de jogos a ser comercializado diretamente por seu fabricante no país.
Especificações de hardware
CPU e um PPC Tri-Core 3.2 GHz - "Xenon", A nova versão tem três núcleos independentes cada um com capacidade para processar ate 29 threads simultaneamente - permitindo que diferentes cálculos como inteligência artificial, simulação de física e outros possam ser feitos paralelamente sem sobrecarregar o sistema. A grande quantidade de memória "do cachê" acelerará o gerenciamento dessas operações.
A placa de vídeo da ATI Xenos representa uma nova geração do hardware da empresa, oferecendo mais poder do que seus produtos atuais. Os 512MB de memória do console são partilhados com o processador central, mais 10MB de memória exclusiva para a placa gráfica garantem que alguns aspectos mais importantes não atrasem todo o sistema. Por isso mesmo, a comunicação entre memória e o processador será extremamente rápida. Mas o verdadeiro herói anônimo é o elaborado sistema de "shaders". Ele permitirá diversos efeitos especiais como simular aparência de pêlo, reflexos e outros pequenos detalhes que aumentam o realismo visual sem sobrecarregar o aparelho.
O Xbox 360 utiliza um drive de DVD convencional que consegue ler discos de vários tipos: desde DVD de filmes até CDs com MP3. O drive não é capaz de gravar, mas consegue ler discos gravados nos diferentes padrões. Com isso, o console reproduz filmes, música e fotos. Através de uma ligação em rede com computadores utilizando partilha de pastas, USB ou Wi-Fi (rede sem fios), o console poderá servir como uma estação para reproduzir dados armazenados no computador, câmera digital ou leitor de MP3.
A integração do sistema on-line será ainda maior no novo aparelho, permitindo que mesmo usuários que não pagam pelo serviço Xbox Live tenham acesso a alguns dos seus recursos. A nova geração da rede traz microtransações (permitindo aos jogadores venderem seu próprio conteúdo), download de demos, vídeos e música e um sistema de perfis e comunicação extremamente melhorado.
Memória
512 MB de 700 MHz GDDR3 RAM, barramento de interface de memória de 22,4 GB por segundo, 512 GB por segundo ara EDRAM, 43,2 GB por segundo de barramento front-side, Disco rígido de 128MB, 250 GB, ate 16GB, atualizável e removível.
Leitor com suporte para DVD-video, DVD-Rom, DVD-R/RW, CD-DA CD-Rom, CD-R, CD-RW, WMA CD, MP3 CD, JPEG photo CD.
Conectividade Wi-Fi no Xbox 360 S (Slim), Câmera opcional.
Compatível com o Sensor Kinect (Sensor de Movimentos)
Kinect
Kinect (antes chamado de projeto natal, pois o criador do Kinect Alex Kipman, brasileiro, nomeou com o nome de sua cidade Natal) é o nome do sensor de movimentos compatível com o Xbox 360. Foi anunciado pela primeira vez em 1º de junho de 2009 na E3 (Electronic Entertainment Expo). Este periférico habilita o usuário a controlar e interagir com o Xbox 360 sem a necessidade de um comando por um joystick. Ao invés disso, são usados gestos, sinais de voz e/ou objetos e imagens. O Kinect é compatível com todos os modelos atuais.O Kinect chegou nos EUA em 4 de novembro de 2010, no Brasil em 18 de novembro. Ao chegar ao Brasil, o Kinect ainda não teve reconhecimento de voz (que identifica a pessoa pela voz) em português, "ele terá de ser atualizado com o tempo", diz a Microsoft Brasil. Conforme o próprio manual do aparelho, a iluminação da luz do sol afeta o Kinect. Isto ocorre, pois um dos sensores do aparelho é um sensor infravermelho e ele recebe interferência do calor da luz do sol.
Defeitos
O Xbox 360 está sujeito a numerosos problemas técnicos. Desde o lançamento do console, em 2005, usuários reportaram preocupação sobre a taxa de falha dos aparelhos. Para dar suporte aos clientes com consoles defeituosos, a Microsoft estendeu a garantia do aparelho para três anos, para erros que se incluem em "falha geral de hardware". Esta é reconhecida quando os três quadrantes ao redor do botão liga/desliga do console ficam vermelhos e piscando. O erro também é conhecido como "anel vermelho da morte" (Red Ring of Death) ou 3RLs (Three Red Lights - Três Luzes Vermelhas/Três Luzes da Morte). Em abril de 2009, a garantia se estendeu também para erros relacionados ao código E74. A extensão da garantia não cobre outros quaisquer tipos de falha que não geram esses específicos códigos de erro.
Esse problema ocorre por superaquecimento da GPU (3RLs) ou por falha da mesma GPU.
Desde que estes problemas surgiram, a Microsoft vem tentando modificar o console para melhorar sua confiabilidade. As modificações incluem uma redução no número, tamanho e lugar dos componentes, adição de epóxi nos cantos e nas bordas da CPU e GPU como cola para prevenir movimentos relacionados à placa durante muito calor, e um segundo dissipador de GPU. Ainda não está claro se estas modificações foram adicionadas apenas em consoles reparados pela Microsoft ou se elas também foram adicionadas a novos consoles. Porcentagem de defeitos: 10% dos casos.
Desenvolvedor = Microsoft
Família do produto = Xbox
Tipo = Console de videogame
Geração = 7ª geração
Lançamento = Xbox 360 Original 16 de novembro de 2005
Mídia = HD DVD DVD CD (para música)
CPU = PPC Tri-Core 3.2 GHz - "Xenon"
Capacidade de armazenamento Disco rígido: 20, 60, 120, 250 e 320 GB
Cartão de memória: 64, 256 ou 512 MB
Interno: 128 MB Memória 512 MB DDR3 RAM
Gráficos = ATI Xenos
Controladores = 4 gamepads (2.4 GHz wireless)
Conectividade = Ethernet, USB 2.0, Porta IV, Wi-fi
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre