21 Jul 2011 às 15:56 0 1121 Tecnologia
Android é uma plataforma de software e de sistema operacional baseado em Linux direcionado a dispositivos móveis que foi anunciado pelo Google em 5 de outubro de 2007. Um resultado da aquisição da empresa de software móvel de mesmo nome em 2005 - que vai permitir que a companhia faça com que os aplicativos móveis da Google cheguem no máximo de mãos.
Apesar do sistema ser anunciado como um sistema da Google para dispositivos móveis, a responsabilidade do desenvolvimento do mesmo é da Open Handset Alliance, um conjunto de 34 empresas do ramo tecnológico e das telecomunicações.
Com o intuito de promover o sistema e incentivar a comunidade de desenvolvedores, a Google anunciou um concurso que premiou as melhores aplicações desenvolvidas para o sistema. O valor total dos prêmios era de US$ 10 milhões.
Características
Com o lançamento do SDK, caracteristicas e especificações para o Android são lentamente distribuidas.
Handset layouts
A plataforma é adaptada para ambos, dispositivos VGA e os layouts mais tradicionais de smartphones.
Conectividade
O Android suporta uma grande variedade de tecnologias de conectivdade incluindo Bluetooth, GSM / EDGE, 3G, EV-DO e Wi-Fi.
Mensagens
Tanto SMS como MMS são formas disponíveis de envio de mensagens.
Web browser
O web browser disponível no sistema é baseado na Framework de Código aberto conhecido como WebKit.
Máquina virtual Java
Aplicações escritas em Java são compiladas em bytecodes Dalvik e executadas usando a Máquina virtual Dalvik, que é uma máquina virtual especializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programas sejam distribuidos em formato binário (bytecode) e possam rodar em qualquer dispositivo Android, independente do processador utilizado. Apesar das aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não roda bytecode JVM.
Mídia
O sistema irá suportar formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3, e AAC.
Suporte Adicional de Hardware
O Android é capaz de fazer uso de câmaras de vídeo, telas sensiveis ao toque (touchscreen), GPS, bússolas, acelerômetros, e aceleração de gráficos 3D.
Desenvolvimento ambiente
Inclui um dispositivo emulador, ferramentas de depuração, memória e desempenho perfis, um plugin para o Eclipse IDE.
Bibliotecas
Andróide inclui um conjunto de C / C + + bibliotecas usadas por diversos componentes do sistema android. Estas capacidades são expostos a desenvolvedores através da aplicação android. Alguns das principais bibliotecas estão listadas abaixo:
System C library - um BSD-derivadas da aplicação do sistema de biblioteca padrão C (libc), sintonizado embutido para dispositivos baseados em Linux
Media Libraries - baseado em PacketVideo's OpenCORE; as bibliotecas apoio reprodução e gravação de muitos populares formatos de áudio e vídeo, bem como imagem estática arquivos, incluindo MPEG4, H.264, MP3, AAC, AMR, JPG, PNG e Surface Manager (Gerente de superfície) - gere o acesso ao display subsistema e sem problemas compósitos gráficos 2D e 3D a partir de camadas múltiplas aplicações LibWebCore - um navegador moderno que possue tanto os poderes android e de um navegador web embutido.
SGL - engine de gráficos 2D subjacentes
3D libraries - uma aplicação baseada em OpenGL ES 1,0 APIs; as bibliotecas usar tanto hardware aceleração 3D (quando disponível) ou o incluído, altamente otimizado software de rasterização 3D.
Freetype -renderização de bitmap e vetoriais.
SQLite - uma poderosa engine de banco de dados relacional e leve à disposição de todos os pedidos.
Andróide Runtime
Andróide inclui um conjunto de bibliotecas que fornece a maior parte das funcionalidades disponíveis nas principais bibliotecas da linguagem de programação Java. Todo aplicação android corre em seu próprio processo, com a sua própria instância da máquina virtual Dalvik. Dalvik foi escrito de forma que um dispositivo pode executar vários VMS eficiente.
O Dalvik VM executa os arquivos em Dalvik executável (. DEX) formato que é otimizada para memória mínima pegada. A VM é à base de registo e executa classes compiladas por um compilador linguagem Java que foram transformadas em. DEX formato pela incluído "dx" ferramenta.
O Dalvik VM invoca o kernel do Linux para a funcionalidade subjacente como encadeamento e de baixo nível de gestão de memória.
Kernel do Linux
Andróide confia em Linux para a versão 2,6 sistema central de serviços, tais como segurança, gerenciamento de memória, processo de gestão, modelo e do condutor. O kernel também funciona como uma camada de abstração entre o hardware e os softwares.