18 Jul 2012 às 22:23 1 877 Notícias
Já as operadoras Vivo, Sercomtel e CTBC terão de apresentar planos de investimentos, caso não queiram ter suas vendas suspensas também
18 de Julho de 2012 | 18:00h
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, anunciou nesta quarta-feira (18/07), durante coletiva de imprensa, que estão suspensas, a partir da próxima segunda-feira (23/07), as vendas de chips e ativações de contas das operadoras Oi,Claro e TIM.
De acordo com Rezende, as vendas só poderão ser retomadas após as empresas apresentarem planos de investimentos dentro de até 30 dias. `É uma medida extrema para arrumação do setor. Queremos que as empresas deem uma atenção especial a qualidade da rede, principalmente com relação às constantes interrupções que têm sido sentidas no mercado. É uma solução extrema`, declarou o presidente da agência. A Anatel ainda vai avaliar dois critérios: completamento da chamada e resolução das reclamações dos clientes.
A decisão de suspensão de vendas no caso da TIM vale para 19 Estados brasileiros: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins. Já para a Oi serão cinco Estados afetados: Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul. Por fim, a Claro não poderá efetuar vendas nos Estados de Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
Já as operadoras Vivo, Sercomtel e CTBC não terão as vendas suspensas, mas deverão apresentar um plano de investimento dentro de 30 dias. Caso as companhias não apresentem planos ou estes não estejam de acordo com o pedido da Anatel, ou, ainda, não sejam concretizados, a agência poderá suspender as vendas destas operadoras também.
A Oi, Claro e TIM representam cerca de 70% do mercado de telefonia móvel no país.
Fonte.: Olhar Digital