13 Jul 2011 às 20:28 0 1461 Notícias
Muitos dos casos de contaminação por softwares maliciosos ou indesejados nos computadores estão relacionados, direta ou indiretamente, ao correio eletrônico: pessoas estão se infectando enquanto lêem seus e-mails.
Algumas das pragas digitais espalhadas dessa maneira são do tipo keylogger/banker e são capazes de roubar senhas e informações confidenciais do computador para depois enviá-las ao seu criador. O interessante é que a única coisa explorada nessas mensagens é o fator humano, ou seja, nós mesmos acabamos nos infectando ao clicar em um link ou abrindo um anexo que chegou por e-mail.
O maior problema com os e-mails atualmente é que estamos sujeitos a prática de phishing, isto é, e-mails fraudulentos que tentam se passar por empresas conhecidas ou financeiras para roubar o seu dinheiro.
A maioria dos e-mails fraudulentos vão propagar executáveis que estão escondidos em links na mensagem e não anexados ao e-mail. Mas como identificar os e-mails fraudulentos e os links que levam aos cavalos-de-tróia?
Os e-mail sempre tentam utilizar engenharia social para enganá-lo, mas é possível evitá-los com algumas medidas simples de segurança e um pouco de atenção. Confira as dicas:
Entidades do tipo Serasa, Receita Federal e a maioria dos Órgãos Públicos e de Cobrança não entram em contato por meio de e-mail. Sendo assim, caso receba algum e-mail desse tipo, principalmente com arquivos executáveis para serem “lidos”, não é bom sinal.
E-mails de super promoções , de brindes, viagens ou até de cursos e tratamentos, raramente são legítimos.
A maioria dos e-mails que você recebe e não tem conhecimento do remetente são fraudulentos ou caracterizam-se por conter spam .
Não se iluda caso receba um cartão de amor via e-mail. Pode ser desde um e-mail de reconciliação de alguém supostamente que o ama até mesmo uma mensagem falando que algum admirador secreto está apaixonado e quer se revelar. Isso, 99% das vezes, é um phishing que quer instalar um cavalo-de-tróia na sua máquina.
Estranhe também se receber algum e-mail que fale sobre algo da moda (como Orkut ou MSN) ou de algo que esteja na atualmente na mídia; esses também vêm com “presentinhos” desagradáveis. Criminosos costumam utilizar assuntos e notícias atuais para convencê-lo a clicar no arquivo que possui o vírus.
Os endereços dos supostos sites e arquivos que o e-mail te leva são sempre diferentes do site legítimo da empresa pela qual o e-mail tenta se passar, VEJA dois EXEMPLOS nas imagens abaixo: