21 Jul 2011 às 13:44 0 1409 Programação
ENCONTRE SEU ESTILO
Nada mais frustrante do que um “copião”! É isso mesmo! Você que está começando agora, precisa encontrar aquilo que gosta mais de fazer. Trabalhar, como a maior parte da população, não é algo prazeroso. Portanto, procure se dedicar àquilo que gosta e que se sinta a vontade de aprender.
Gosta de programação? Vá atrás de se aperfeiçoar, de buscar tutoriais e ajuda em Fóruns para tirar suas primeiras dúvidas em relação à determinada linguagem de programação! ASP é melhor do PHP? Para você, pode ser que JAVA lhe traga maior conforto para programar! Isso vai muito das pessoas, e não do que os outros dizem ser ou não melhor! Tudo tem suas aplicabilidades, e cabe a você descobrir aquilo que lhe é mais fácil ou mais confortável em fazer!
Da mesma maneira, que você pode gostar de design e começar a trabalhar com layouts para web! Pode ser que você se dê melhor criando logos para clientes, ou criando telas para um site! E vice-versa. Tudo vai daquilo que você melhor se sente fazendo, e sempre lembrando um ponto muito importante: NÃO EXISTEM...
...COISAS PERFEITAS!
Haverá clientes que não gostarão de nenhum trabalho teu, assim como haverá outros que vão amar! E isso você precisa aprender desde cedo! Você não vai agradar a todos, e pense assim: “Eu não estava preparado para atender determinadas expectativas! Não sou ruim! Apenas não atendi!”. Isso não é o fim do mundo!
Lidar bem com fracassos é um grande passo para o seu crescimento profissional, e a experiência te eleva a um nível superior!
INSPIRE-SE
Sabe aquele dia que parece que nada sai do jeito que você quer? Nós, que trabalhamos há certo tempo nesse ramo, passamos por isso constantemente! Trabalhamos com criatividade, e isso não é algo que aprendemos na escola ou na faculdade. Isso vem de dentro da gente, por mais estranho que possa soar. Ninguém pode se pressionar ou sentir-se pressionado por não conseguir ser criativo em determinados momentos! Nós precisamos de cabeça fria, bom humor, uma noite bem dormida, um objetivo alcançado para que possamos nos motivar, e dizer: “Beleza, hoje eu vou criar!”.
Se lhe falta inspiração durante o dia, procure algo que te inspire! Veja algum site que você goste, seja ele sobre música ou humor, seja aquele vídeo daquela banda que você gosta aquele som que te faz bem! Procure algo que acenda aquela sua veia artística e que te faça ter um “plim” para criar! Veja aquele site com tutoriais, com layouts prontos para lhe inspirar! E lembre-se também: não se cobre se hoje, não sair nada. Quanto mais encanado, menor será sua produtividade!
AGÊNCIA OU FREELANCER?
Uma das grandes perguntas que a turma que está iniciando faz é essa: “Devo trabalhar em uma agência web ou devo trabalhar como Freelancer?”! Aí vai depender do que você procura! Ambas tem pontos positivos e negativos! Trabalhando em uma agência, você teria, em teoria, suporte dos programadores e/ou designers mais experientes e poderia pegar grandes macetes ou sacadas com os mesmos! Em contrapartida, trabalhando como Freelancer, você poderá se dedicar àquilo em que melhor se encaixa, e se tornar realmente bom naquilo que você gosta de fazer! Porém, sem a ajuda de pessoas mais experientes! A não ser que tenha um bom relacionamento em Fóruns de Discussão ou a amizade de outros profissionais como você!
Uma coisa que eu sinceramente acho “pequena” por parte de determinadas pessoas, é ter o conhecimento e não passá-lo à frente, por receio que você se torne melhor do que ele! Eu acho que isso é mérito de que é melhor do que eu!
Eu poderia nunca escrever nada ou gravar vídeo aulas, mas eu gosto de passar conhecimento para frente, e eu tenho certeza (Deus queira que eu esteja certo! rs) que quando eu morrer, não vou criar sites onde quer que eu vá! Mas voltando ao tópico, essa é apenas uma das grandes diferenças entre Agência e Freelancer. Como Freelancer, você cria seus horários, sua rotina, e o que deseja vender aos seus clientes. Em uma Agência, você tem horário fixo, trabalho pré-determinado e um “chefe”. Sendo Freelancer, às vezes, você tem dúzias de “chefes”, pois cada cliente tem uma necessidade, uma urgência e estilo de tratá-lo!
Fonte: http://www.oficinadanet.com.br - Autor: André Buzzo