12 Mai 2017 às 14:09 0 951 Dicas
E não adianta dizer que vai começar segunda
Toca o despertador. Pânico! Não há para onde correr. Em no máximo uma hora você tomará banho (ou não), café (ou não), coragem (ou não) e sairá rua afora rumo às obrigações, que serão idênticas no dia que virá após o que mal acabou de começar. E no outro também. E no próximo.
Trágico, não? Pois é, ninguém disse que seria fácil. Mas acontece que o começo da manhã não é uma anomalia do espaço-tempo que te dá vontade de desaparecer, mas sim um período do dia como qualquer outro, que você pode inclusive usar para aumentar a taxa de endorfina no sangue — afinal, quem não gosta de uma boa dose de opióides endógenos de efeito analgésico para dar a largada de bem com a vida?
Veja uma pequena lista de boas metas matinais, mas não se preocupe, é claro que é impossível realizar todas de uma tacada só. Então, adote uma e seja feliz.
1. Resolva os problemas mais cabeludos do dia
Uma cabeça vazia faz milagres. E o que parecia impossível às seis da tarde do dia anterior pode soar perfeitamente razoável às seis da manhã do dia seguinte. A melhor solução para uma prova difícil não é estudar logo antes dela, mas sim dar um belo cochilo. O que nos leva à segunda parte da sugestão...
2. Acorde ainda mais cedo para cuidar de tarefas solitárias
Todo mundo sabe que escritórios não são ambientes fáceis. Eles são cheios de distrações, que vão de piadas de tiozão e conversas procrastinadoras atraentes a reuniões intermináveis que fagocitam tardes inteiras. Se você precisa terminar uma dessas tarefas que só envolvem você e você mesmo, sem Facebook e ligações da tia avó, realizá-la assistindo ao nascer do sol é uma ótima pedida. Estar com a cabeça descansada e saber que o resto da humanidade está contando carneirinhos pode ser a combinação que faltava para tudo dar certo.
3. Tome um banho, ele pode ser quente ou frio
Se é que você já não toma um, claro. Banhos frios são bons para a circulação sanguínea e para o calor de 40ºC do verão carioca. Além disso, não fazem mal à pele e aos cabelos e podem, segundo este artigo publicado na Psychology Today, ajudar com a depressão.
Já os quentes não só funcionam melhor em Curitiba como ajudam a liberar ocitocina, hormônio que é protagonista no corpo feminino durante o parto e que está associado à afeição e às relações pessoais e sexuais. A dica é comum entre as sugestões de indução de parto, mas quem disse que ele não funciona para objetivos mais simples, como responder e-mails?
E não se esqueça de um bônus: o vapor faz bem aos narizes de quem sofre de rinite alérgica.
4. Vá andando para o trabalho. Ou faça qualquer outro exercício. Mesmo!
Todo mundo já sabe os incontáveis benefícios de fazer algum exercício matinal além do levantamento de garfo. Mas não custa reforçar. Maior volume dos gânglios basais e do hipocampo, áreas do cérebro associadas respectivamente à coordenação motora e à memória, aumento na eficiência da atividade cerebral e performance cognitiva superior são só algumas das consequências positivas citadas em só um dos intermináveis artigos científicos que existem sobre o tema, publicado no periódico Current Opinion in Behavioral Sciences.
5. Faça um planejamento, mas garanta que suas metas são realistas
Fazer uma lista de obrigações logo pela manhã não tornará a manhã em si melhor, mas vai garantir que você chegue ao final do dia com a indescritível sensação da missão cumprida. Por outro lado, uma lista de metas irrealizáveis acabará em fracasso. Por isso, ao traçar sua agenda, reduza cada atividade a seus passos essenciais e calcule o tempo exato necessário para percorrê-los. Assim você garante um final feliz.
6. Leia. Ou se dedique a um hobby. Ou faça coisas produtivas para você mesmo
É difícil sentar e aprender a tocar piano às sete da noite? Bem, talvez fique um pouco mais fácil acordar mais cedo e tentar de cabeça vazia. Mesmo que você não esteja assim tão paciente, um pouco de arte nunca fez mal para ninguém, então ler ou ouvir música não podem ser ideias ruins. Muitas empresas que incentivam que funcionários dediquem tempo a projetos pessoais costumam reservá-lo na primeira parte do dia.
Fonte: Revista Galileu