26 Ago 2015 às 14:05 0 953 Notícias
A paixão por uma marca é algo que representa algum tipo de status a quem é “apaixonado”. Com a Apple, essa relação costuma ser mais intensa do que com outras marcas. Talvez o título que você leu acima não seja nenhuma novidade, pois é de conhecimento universal o fenômeno que a Apple tem em escala mundial. De acordo com uma nova pesquisa, sim, é isso mesmo: os usuários de iPhone admitiram ter “lealdade cega” à Apple e nem sequer consideram outras opções no momento de fazer um upgrade de seus smartphones.
A pesquisa foi conduzida pelo site britânico SIMOnlyContracts.co.uk, que tradicionalmente realiza esse tipo de estudo, e cerca de 2.000 donos de um iPhone foram consultados. Desse montante, por volta de 60% admitiu ser lealmente cego à Apple, o que significa que os usuários nem consideram outras opções ao comprar um novo dispositivo e simplesmente querem se certificar de que ele tenha o logo da maçã.
Além disso, 78% dos consultados disseram que “não poderiam se imaginar com um smartphone diferente hoje em dia”. Porém, ao investigar mais a fundo esses números, podemos constatar o que exatamente significa a “lealdade cega” desses fãs.
Enquanto 78% não conseguem se imaginar com outro smartphone, apenas 52% dos consultados disseram que estavam “bastante impressionados” com o seu iPhone. Convém observar aqui que apenas 10% desses usuários tinham um iPhone 5S ou 5C. O iPhone 5 estava presente em 52%, o iPhone 4 e 4S em 29% e, por fim, 9% dos consultados ainda estavam utilizando um modelo 3G ou 3GS.
(Fonte da imagem: Reprodução/Correio do Estado)
Curiosamente, embora 60% dos usuários tenham admitido “lealdade cega” à marca, apenas 54% disseram ter comprado um iPhone porque já tinham outro modelo do smartphone da Apple antes. 28% disseram que o iPhone parecia ser o melhor aparelho para eles no momento da compra. 37% afirmaram estar acostumados com a interface, ao passo que 25% compraram porque viam que os amigos ou parentes tinham um.
É interessante observar que o estudo foi realizado num pequeno nicho de 2.000 pessoas. Se fôssemos imaginar uma escala maior, incluindo outras fabricantes, os resultados poderiam ser surpreendentes. Marcas como Samsung, LG e Sony também são consagradas entre os usuários, e dá para imaginar respostas similares dos consultados. A interface familiar certamente é um ponto que fideliza os usuários, sem falar que a influência dos amigos e da família não deve ser um fenômeno exclusivo da Apple.
Fonte: Tecmundo