30 Abr 2013 às 20:14 0 3869 Tecnologia
Os relógios inteligentes estão se tornando o foco das atenções do mercado nos últimos meses. As grandes empresas de tecnologia como Apple (e seu possível iWatch), Samsung, LG, Google e Microsoft, estão investindo pesado no desenvolvimento desses relógios. Mas vocês sabiam que estes relógios inteligentes estão presentes no mercado há décadas? Confira uma seleção que mostra a evolução destes gadgets que surgiram já nos anos 70.
Pulsar Time Computer/Calculator – 1975
Foi o primeiro relógio de pulso a vir equipado com uma calculadora. O relógio contava com quatro baterias: duas para a sua tela de LED e duas para a calculadora. Destinado ao público masculino, o modelo vinha com uma caneta que permitia ao usuário o acesso às teclas.
Seiko Data 2000 – 1978
Lançado em 1983, o relógio vinha acompanhado de uma espécie de teclado, no qual o usuário registrava os dados. Ao acoplar o relógio ao acessório, as informações eram transferidas para o dispositivo. Era ainda capaz de armazenar dados como telefones, compromissos e, é claro, fazer contas. Chamava-se Data 2000 porque suportava apenas 2000 caracteres.
Epson RC-20 – 1985
Equipado com um microprocessador, 8 K de ROM e 2 K de RAM, o relógio armazenava contatos e exibia o horário de diferentes partes do mundo. O RC-20 permitia ainda que o usuário transferisse certos programas do computador para o relógio.
Casio CFX – 400 – 1985
O relógio CFX-400 da Casio era equipado com uma calculadora cujas funções estavam além dos produtos similares da época. Além de somar ou subtrair, era capaz de calcular a raiz quadrada e funções exponenciais. Ou seja, era uma espécie de calculadora científica de pulso.
Timex DataLink – 1994
Desenvolvido em parceria com a Microsoft, o relógio tinha como objetivo se tornar uma alternativa ainda mais portátil que os então famosos palmtops. Resistente à água, a vantagem da linha era que permitia a transferência de dados do computador para o relógio sem que fosse necessário conectá-los.
Samsung SPH-WP10 – 1999
O relógio SPH-WP10 da Samsung foi celebrado como o menor e mais leve dispositivo sem fio do planeta. Além de relógio, o gadget também podia ser utilizado como telefone. O dispositivo não contava com teclado e, para registrar os números, era necessário que o usuário fosse selecionando um a um através do botão localizado abaixo do display.
IBM WatchPad 1.5 – 2000
No início dos anos 2000, a IBM se juntou a Citizen, consagrada fabricante de relógios, para desenvolver um gadget baseado no sistema operacional Linux. Desta parceria surgiu o WatchPad 1.5. Sua conectividade era proporcionada via Bluetooth e podia ser acionada através de comandos de voz. Além disso, contava com acelerômetro e sensor de impressão digital.
Fossil Wrist PDA – 2003
Baseado no sistema operacional Palm OS, o relógio inteligente desenvolvido pela Fossil chegou ao mercado em 2003 e era vendido por 250 dólares. Assim como os palmtops, o gadget da Fossil era capaz de sincronizar com os computadores. Um problema era que o relógio era pesado, 108 gramas, e tinha um design um pouco desfavorável para o seu propósito, que era o de ser um computador de pulso.
Swatch Paparazzi – 2004
Desenvolvido pela Swatch e Microsoft, o Paparazzi recebia conteúdo, como notícias e mensagens, através da frequência FM. Baseado em uma tecnologia da Microsoft chamada SPOT, o relógio inteligente fez parte de um time de modelos lançados a partir de várias parcerias da empresa com fabricantes como a suíça Tissot. O modelo da Swatch custava 150 dólares.
WIMM One – 2011
O WIMM One, era um relógio inteligente baseado em Android cuja conectividade poderia ser feita via WiFi ou Bluetooth. Através de um app, o WIMM One era capaz de transferir mensagens e alerta de chamadas de um smartphone para o relógio.
Fonte: Revista Exame