22 Abr 2019 às 12:05 0 642 Notícias
Segurança preserve sua privacidade usando senhas fortes.
Centenas de milhões de usuários de internet continuam a se arriscar a ter suas contas hackeadas usando senhas incrivelmente simples e comumente usadas, que podem ser facilmente adivinhadas por criminosos cibernéticos – ou, pior ainda, retiradas de bancos de dados de informações roubadas.
Uma análise das 100.000 senhas mais comuns tornadas públicas por violações de dados e campanhas de hackers sugere que vastas faixas de pessoas ainda não entendem a importância de ter uma senha forte – ou como criar uma – usando nomes, equipes esportivas, bandas e até mesmo apenas as chaves fecham juntas no teclado, em um esforço para proteger as contas.
Você provavelmente nem se dá conta disso, mas acumula pelo menos uns dez logins diferentes espalhados pela internet. Só de e-mail e redes sociais, pode por aí uns 5, no mínimo. Adicione à lista também seus serviços de streaming, sites de compras, jogos online ou portais de notícias e verá a quantidade de dados pessoais que precisa permanecer sob sigilo, acessível só mediante senha.
A verdade é que a lei do menor esforço costuma ser soberana: em vez de procurarem uma senha classificada como “forte”, muitos apressadinhos se convencem de que a “fraca” vai bastar. É pensando em reunir os principais exemplos dessa falta de preocupação que uma empresa de segurança digital elabora anualmente uma espécie de hall da fama da falta de criatividade online.
Recolhido pela SplashData, o relatório dispõe de cerca de 5 milhões de senhas vazadas na internet, principalmente de usuários da América do Norte e países da Europa Ocidental, e atesta alguns dados bem interessantes – como, por exemplo, o fato de que 3% das pessoas ainda usarem como palavra-chave o manjado “123456”. Você pode consultar o ranking com os 100 mais populares de 2017 em 2019 continua sendo a mais usada.
Estima-se que pelo menos 10% desses usuários (ou 500 mil pessoas) usem uma das senhas genéricas que aparecem no Top 25. A lista, liderada pelo “123456”, tem outras sequências numéricas óbvias bem rankeadas, como “12345678” no 3º lugar, e o “12345”, na 5ª colocação. Despontam também palavras como “password” (literalmente “senha”, em inglês), “qwerty”, sequência de letras mais famosa do teclado, “letmein” (tradução para ‘deixe-me entrar’) e “iloveyou”.
As pessoas que usam seu time favorito como sua senha podem facilmente se encontrar vítimas de um hack – muitos fãs de esportes vão falar sobre seu time favorito nas mídias sociais e, portanto, pode ser relativamente simples para um criminoso virtual buscar essas informações no Twitter ou Facebook e usar as informações em um esforço para quebrar a conta.
Abaixo, segue a lista das 25 mais populares. Achou a sua aí? Melhor dar uma repensada no seu processo criativo.
- 123456
- Password
- 12345678
- qwerty
- 12345
- 123456789
- letmein
- 1234567
- football
- iloveyou
- admin
- welcome
- monkey
- login
- abc123
- starwars
- 123123
- dragon
- passw0rd
- master
- hello
- freedom
- whatever
- qazwsx
- trustno1
Alguns site já obriga ao novo usuario a criar senhas fortes e não permitindo o uso de datas, nome de times e a famosa 123456 pedindo ao novo usuario que use caracter especiais e pelo menos uma eltra maiuscula e minusculas na composição da senham, Veja exemplo de uma senha forte:
A&e2T#zlL@m!
E nunca use a mesma senha para todos os serviços como Facebook, Emails, NetFlix, Skype, Tweeter, Linkdin e muitos outro. Evite esse comportamento.
Fontes: Exame