06 Fev 2015 às 15:33 1 728 Notícias
A Intel anunciou nesta semana, durante a Campus Party, o lançamento do Edison no Brasil. O minicomputador do tamanho de um cartão SD custará R$ 650 a placa de suporte mais simples, a placa com interface para shields de Arduino sai por R$ 867 e é voltado para desenvolvedores.
O produto, que já tinha sido lançado para Europa e Estados Unidos na CES 2014, chega em terras brasileiras em três modelos com um processador Atom dual-core de 500 MHz, 1 GB de memória LPDDR3 e 4 GB de memória interna.
O Edison ainda promete baixo consumo de energia e evitar problemas de compatibilidade. Isso é possível graças ao microcontrolador Quark, que funciona como system-on-chip, com dois núcleos, rodando uma versão adaptada do Linux. Ele roda a 100 Mhz e trabalha com arquitetura 32 bits.
O minicomputador ainda possui conexão Wi-Fi e Bluetooth e inclui em seu kit básico a placa de expansão, onde os fios são conectados. Inicialmente, ele oferecerá suporte para desenvolvimento com Arduino e C/C++, seguido por Node.Js*, Python*, RTOS e Programação Visual em breve.
Digamos que seja um concorrente do Raspberry
Fonte.: OlharDigital