14 Jul 2014 às 12:04 0 864 Notícias
Exercer o `trabalho em casa` tem vantagens, mas saiba quais são os cuidados necessários para não perder produtividade
Com a evolução da tecnologia, o trabalho remoto tem sido cada vez mais comum no cotidiano de muitas empresas. E a tendência é um desafio, já que os donos de negócios precisam pensar em como coordenar esses profissionais que trabalham de casa e evitar problemas que afetam a produtividade.
As seis dicas a seguir servem para quem já adota o home office (e também para aqueles que pensam em adotar). Elas são úteis para deixar a transição para o trabalho em casa mais tranquila e sem complicações tanto para o profissional quanto para o dono do negócio.
1. Mantenha sua rotina. Desperte no mesmo horário que acordaria para ir ao escritório, por exemplo. Se você tomava banho pela manhã, continue com o hábito. Vista-se para o dia de tarefas. Há uma razão: trabalhar de casa também significa reuniões por vídeo via web. Evite dormir horas a mais, isso pode comprometer a lista de tarefas e a produtividade.
2. Crie uma área de trabalho. Se um quarto estiver sobrando, adapte-o para suas atividades. Se esta não for uma opção, separe uma mesa que esteja em um ambiente sem distrações, como televisões ou sofás confortáveis. Avise todos da casa que aquela área será reservada para o seu trabalho. Melhor ainda o local for isolado por alguma barreira física, como uma porta ou cortina.
3. Não se distraia com tarefas domésticas. Em algum momento entre ligações ou e-mails você pode achar uma boa ideia aproveitar o tempo para lavar a louça, arrumar a cama ou dar uma varrida rápida na casa. Antes que perceba, algumas horas já terão passado enquanto você podia ter terminado todo o trabalho. Mantenha-se firme com seu planejamento e separe sua vida particular de sua vida pessoal.
4. Tenha certeza de que todos saibam que você está trabalhando. Amigos e parentes podem achar que, por você não ter se deslocado fisicamente, não está realmente trabalhando. Ligações descontraídas, convites para almoços e passeios noturnos podem se tornar mais comuns. Mesmo quem mora com você, se for o caso, irá esperar de você mais disposição para tarefas domésticas, afinal você fica em casa o dia inteiro. Seja claro com amigos e parentes ao avisar que o trabalho continua o mesmo
5. Use a tecnologia a seu favor. Os recursos de hoje facilitam o contato com colegas do trabalho. Faça reuniões por vídeo pelo Skype ou Hangouts, aproveite o Google Docs ou Evernote para compartilhar documentos e o que anda fazendo com aqueles que permanecem na empresa. Muitas dessas ferramentas são gratuitas, mas, se alguma tiver custo, negocie a aquisição com seu chefe.
6. Esteja presente. Talvez a dica mais importante seja esta. Não deixe de participar de decisões importantes do trabalho. Ter iniciativa nessas horas é essencial, já que você não estará presente fisicamente. Sua equipe pode se esquecer de você e seus superiores podem achar que você não está rendendo o suficiente caso não se mantenha a comunicação necessária.
Fonte PeGn