02 Abr 2019 às 13:28 0 1416 Tecnologia
O que é Landing Page?
O termo Landing Page (que pode ser traduzido como página de aterrissagem) originalmente definia toda página que um usuário acessava para entrar em um site.
Tanto que, se você utiliza o Google Analytics em inglês, uma das dimensões de comportamento apresentadas é “Landing Pages”, que na versão em português da ferramenta é substituída por “Páginas de destino”.
Então, se um usuário busca por determinado assunto no Google e acessa um post no seu blog, por exemplo, esse post será a página de aterrissagem. Já se digita o endereço do seu site na barra de URL, “aterrissará” na home.
Mas, no contexto do Marketing Digital, costuma-se chamar de Landing Page uma página criada com um objetivo único: a conversão.
Em geral, essas páginas contêm muito menos elementos e links do que a homepage de um site normal. Isso é feito propositalmente: depois de conseguir levar um visitante para uma Landing Page, seu único objetivo com ele deve ser conseguir a conversão.
5 elementos de uma Landing Page de sucesso
Muitas empresas pensam que fazer uma Landing Page é um bicho de sete cabeças: precisa envolver designers, programadores e esperar dias até a página estar no ar.
Mas essa realidade mudou e hoje em dia existem diversas ferramentas que ajudam você a criar Landing Pages profissionais, com excelentes taxas de conversão e que se encaixam em praticamente qualquer contexto.
A ideia aqui é não reinventar a roda: dependendo da oferta – principalmente se é uma oferta que sua empresa pode promover de forma recorrente, como materiais educativos – utilizar uma ferramenta ajuda em muito o ganho de produtividade de todo o time.
Título e subtítulo
Um dado divulgado pelo Copyblogger, site referência em copywriting, diz que 8 em cada 10 pessoas que chegam a uma página só leem o cabeçalho. Somente 2 em cada 10 lerão o restante da página.
Levando esse dado em consideração, percebemos que os principais elementos de uma página, de fato, são o título e o subtítulo.
Isso significa que esses elementos devem transmitir de maneira clara e direta a proposta de valor da sua oferta, de forma que, quando um visitante chegar à página, ele pense: “que oferta interessante, talvez seja disso que estou precisando, vou ler o restante da página”.
Imagem
Já diz a sabedoria popular que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Isso é mais do que válido em uma Landing Page.
Assim como uma boa imagem, que reflete bem a proposta de valor da oferta e ajuda na conversão, uma imagem genérica ou que vá contra aquilo que é proposto pelos textos pode atrapalhá-la. Use uma imagem que reflita a sua oferta.
Evite generalismo ou imagens de bancos de imagens que já foram muito usadas, pois isso pode atrapalhar a conversão.
No caso de softwares ou ofertas de produtos que possam ser mostradas de alguma forma, opte por fazê-lo. Mostre telas do software e partes do webinar/eBook para transmitir credibilidade sobre a oferta.
Caso você ou ninguém da sua equipe tenha experiência com edição de imagens, sites como o placeit.net e o canva.com podem te ajudar a criar imagens para capas de eBooks e outros materiais.
Descrição da oferta
Em grande parte dos casos, uma página de conversão precisará de mais descrições sobre a oferta para conseguir vender bem a ideia, eliminar pontos de dúvidas e alinhar expectativas. Nesses casos, costumamos seguir algumas boas práticas:
- Use bullet points;
- Escreva fragmentos ou sentenças curtas, que sejam possíveis de ler com facilidade;
- Escolha de 3 a 5 itens mais importantes, sem usar blocos muito longos de texto;
- Destaque termos relevantes em negrito;
- Fale de benefícios, não de funcionalidades. Exemplo: em vez de dizer “10.000m² de área útil”, usar “10.000m² com diversas opções de diversão para toda a família”.
Em casos onde a oferta é complexa e precisa de mais explicações, você também pode usar outros elementos, como vídeos explicativos ou uma prévia do materialusando uma apresentação incorporada do Slideshare.
Formulário
O formulário é onde acontecerá a conversão. Na hora de montá-lo, é importante pensar sempre que deve existir um balanço entre algumas variáveis, tais como o número de informações requeridas e o número de Leads que será obtido.
Não é regra, mas em geral, quanto mais informações, menor a taxa de conversão. Ainda assim, coloque no formulário as informações que você precisa coletar dos Leads. Isso vai fazer muita diferença na hora de passar o Lead do marketing para vendas.
Outros elementos
Até agora falamos sobre títulos, imagens, descrições e formulário. Esses são os elementos que consideramos essenciais e que resolvem muito bem grande parte dos casos. Se você acompanha os materiais da Resultados Digitais, deve ter visto que o modelo de Landing Page que utilizamos na maioria deles possui, de fato, apenas esses elementos.
No entanto, há outros elementos que você pode usar em suas Landing Pages. Vamos citar 3 exemplos:
- Direcione o olhar do visitante: use outros tipos de direcionamentos no site, como setas ou uma imagem de alguém olhando para o formulário. O olho humano costuma seguir esses indicativos e isso pode influenciar na conversão.
- Prova social: coloque evidências de que outras pessoas compraram, baixaram ou encontraram algum valor na oferta. Como as pessoas tendem a acessar um material que outras já recomendaram, a prova social pode ser um caminho para aumentar as conversões. Algumas formas de fazer isso é com botões de compartilhamento para mostrar dados de redes sociais, número de downloads do material ou até mesmo depoimentos.
- Senso de urgência: acrescente na Landing Page quanto tempo falta para uma oferta expirar para estimular o visitante indeciso a agir mais rápido. É comum ver essa estratégia em sites de compras coletivas, que adicionam um cronômetro contando os minutos para o fim daquela oferta, ou sites de reservas de hotéis, que mostra quantos quartos estão livres no momento.
Como criar uma Landing Page
Como comentamos antes, já se foi o tempo em que criar uma Landing Page demandava um grande trabalho técnico. Se você usar um software para a criação dessas páginas, pode colocá-las no ar instantaneamente e com poucos cliques. Usar uma ferramenta com essa funcionalidade economiza muito o tempo e aumenta a produtividade do time de marketing.
Na Resultados Digitais desenvolvemos Landing Pages utilizando o RD Station Marketing, que você pode testar gratuitamente aqui. Agora para que uma Landing Page realmente cumpra seus objetivos, ela precisa estar otimizada para a conversão.
Confira abaixo um checklist para você criar páginas com foco em conversão e geração de Leads, dividido entre conteúdo, design e configurações. Se você preferir, pode conferir um passo a passo visual. Basta baixar gratuitamente o [Checklist] Como fazer uma Landing Page.
Conteúdo
Criar o título da Landing Page
Os títulos devem aguçar a curiosidade do leitor e descrever o que o usuário vai ganhar com a conversão. Além disso, citar o nome de um profissional conhecido no mercado e mencionar algum serviço conhecido pelos usuários também é desejável. Veja mais dicas no post 8 dicas para criar títulos de Landing Pages que convertem.
Criar o subtítulo da Landing Page
O subtítulo deve dar informações extras que podem ser decisivas para convencer o usuário a clicar para obter o produto ou serviço.
Escrever os textos da Landing Page
O texto da Landing Page deve descrever melhor a oferta para conseguir vender bem a ideia, eliminar pontos de dúvidas e definir expectativas. Use frases curtas, escolha os pontos mais importantes e fale dos benefícios que a oferta gera.
Definir imagens para a Landing Page
Use uma imagem que reflita a sua oferta. Evite imagens generalistas, que podem atrapalhar a conversão. Um bom teste para ser feito é visualizar a imagem sem o título da Landing Page. Ao fazer isso, responda: a imagem por si só tem relação com a oferta? Se sim, use-a.
No blog temos esse post sobre bancos de imagens com algumas opções de sites que você pode acessar para encontrar peças gráficas.
Design
Escolher um modelo de página em que o conteúdo planejado se adapte
Não use o mesmo modelo de Landing Page para qualquer oferta. O modelo que você escolher deverá estar relacionado ao tamanho do texto, à quantidade de itens abordados, tipo de imagem, tipo de oferta etc.
Adicionar o conteúdo à página
Utilize algum software para criação de Landing Pages, como o RD Station Marketing. Dessa forma, é mais fácil adicionar o conteúdo à página.
Caso não utilize uma ferramenta para desenvolver as páginas, o conteúdo deverá ser inserido na Landing Page por um desenvolvedor.
Determinar os campos do formulário
A quantidade e os tipos de campo do formulário devem variar conforme o tipo da oferta, a persona para a qual a oferta é destinada, o provável estágio do funil em que o visitante se encontra etc.
Ou você pode utilizar progressive profiling, formulários inteligentes que perguntam apenas o que seu Lead ainda não respondeu, caso essa opção esteja disponível no seu software de criação de Landing Pages.
Customizar a identidade e imagens da página
É importante que a Landing Page tenha uma identidade visual que case com a identidade da sua empresa. Mas tenha em mente que nem sempre o layout mais bonito é o que converte mais. Use cores contrastantes e dê destaque aos Calls-to-Action (CTAs).
Configurações
Inserir URL
Utilize a palavra-chave e crie uma URL amigável. Evite deixá-la muito longa ou difícil de entender. Por exemplo: http://utyum.com/landpage.
Configurar imagem de promoção em redes sociais
Insira uma imagem de promoção em redes sociais no campo de configurações do seu software de Landing Pages para que, ao publicá-la nessas redes, a imagem relacionada à oferta apareça automaticamente na postagem.
Criar e configurar um email de agradecimento
É importante criar e configurar um email de agradecimento para que o visitante receba a oferta em sua caixa de entrada quando converter e se tornar Lead.
Determinar o Lead Scoring
O Lead Scoring permite que você classifique e pontue determinado Lead de acordo com suas características e comportamentos em relação às suas ofertas.
Criar a página de agradecimento (Thank you Page)
Recomendamos ter uma Thank you Page para a sua oferta, ou seja, uma página de agradecimento ou confirmação em que o Lead terá acesso à oferta.
Uma dica nessa página é ter uma oferta complementar para estimular o Lead a fazer uma segunda conversão.
Ativar as notificações de conversão
É importante que você receba, como empresa, o aviso de que alguém acabou de virar Lead, principalmente em materiais de fundo de funil. Isso ajuda a abordar o Lead com agilidade, o que aumenta a eficiência do relacionamento.
Acompanhar as taxas de conversão e fazer testes
Acompanhe as taxas de conversão e faça alterações em relação à versão original da Landing Page. Uma boa forma de experimentar é realizar testes A/B com a versão original e a versão alterada.
Fonte: Marketing da Resultados Digitais