17 Fev 2014 às 13:04 0 1486 Notícias
Loja fica no Village Mall, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Área para testes, oficinas e solução de dúvidas são atrativos.
A primeira loja oficial da Apple abriu as portas no Brasil na manhã deste sábado (15), no shopping Center Village Mall na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e motivou a formação de longas filas de clientes e curiosos nos corredores do shopping. Cerca de 1 700 pessoas aguardavam para conferir, e comprar, os produtos da marca americana. A concentração de fãs já havia começado na manhã da sexta-feira.
Durante a madrugada, 163 pessoas se aglomeraram para a inauguração da filial, o que exigiu que o shopping montasse um esquema especial para abrigar os consumidores. Até mesmo lanches e bebidas foram servidos para os presentes.
Localizada no 2º andar do centro comercial, a loja apresenta um esquema visual e de serviço que segue o estilo das unidades internacionais, com paredes de vidros e área especial para testes de produtos.
Aos gritos de Brasil! Brasil!, os fãs e curiosos que passavam pelo shopping enfrentaram a fila desde a sexta feira. O local venderá mais de 100 produtos da Apple e alguns deles, como alguns acessórios, serão exclusivos para o Brasil.
No local, além da venda dos tradicionais produtos, a companhia também oferecerá assistência técnica e workshops para mostrar como melhor utilizá-los. As incrições podem ser feitas pelo site da loja.
O vice-presidente de lojas da Apple, Steve Cano, afirmou nesta semana que pretende abrir mais lojas no país. `Estamos muito empolgados com a primeira de muitas lojas no Brasil`, disse em entrevista coletiva.
Lojas da Apple
A biografia `Steve Jobs`, escrita por Walter Isaacson (Companhia das Letras), tem um capítulo dedicado às lojas físicas da Apple. O conceito surgiu de uma necessidade da empresa em se diferenciar: `Ele [Jobs] não queria que um iMac fosse posto na prateleira entre um Dell e um Compaq, enquanto um vendedor de uniforme recitava as especificações de cada um`.
O cofundador da Apple envolveu-se diretamente com a criação do conceito das lojas.
Ele dava atenção especial às escadas, item no qual sempre sugeria mudanças. `Seu nome está na lista de principal inventor de dois pedidos de patente de escadas – um para o modelo transparente que tem todos os degraus de vidro e suporte de vidro fundidos com titânio, e outro para o sistema de engenharia que usa uma unidade monolítica de vidro com múltiplas lâminas de vidro coladas para suportar o peso`, relata o livro.
LOJAS DA APPLE PELO MUNDO
Estados Unidos - 254 |
Reino Unido – 37 |
Canadá – 29 |
Austrália – 21 |
França – 16 |
Itália – 14 |
Alemanha – 13 |
China – 10 |
Espanha – 10 |
Japão – 7 |
Hong Kong – 3 |
Suécia – 3 |
Suíça – 3 |
Holanda – 2 |
Brasil – 1 |
Total - 423 |
Filas menores apontam novo comportamento no Brasil
O iPhone 5s criou um novo patamar de preço para os smartphones no Brasil: o aparelho com 64 GB chega a custar R$ 4.499 em sua versão desbloqueada na operadora Vivo. Mas se até pouco tempo atrás os (nossos) iPhones mais caros do mundo não assustavam os aficionados por tecnologia, a situação parece ter mudado. No lançamento da última semana, em dois shoppings de São Paulo, o número de pessoas interessadas na novidade era muito menor do que em anos anteriores.
Sejamos justos: não é necessário ficar na fila para comprar um iPhone. O usuário pode fazer isso online, via sistemas de pré-venda, ou até esperar alguns dias para adquirir seu objeto de desejo. Mas essas possibilidades também existiam em anos anteriores, quando centenas de brasileiros chegavam a se aglomerar em frente às lojas, importando um comportamento adotado em lançamentos da Apple no exterior.
O início das vendas do iPhone 5s e 5c ficou longe dessas filas tão numerosas. Nem a presença de celebridades nos lançamentos – essa sim uma tradição 100% brasileira – foi capaz de abarrotar as lojas.
Além de aumentar, a concorrência melhorou. Se antes só o iPhone era inteligente a ponto de passar de ano, há hoje diversos aparelhos que cumprem muito bem o que se propõem a fazer. Com isso, o consumidor passa a ter diversas boas opções– podendo inclusive escolher qual aparelho se encaixa melhor em seu bolso, no sentido não literal dessa história.
Fonte: G1, Exame, Tecmundo, Olhar Digital.