28 Mar 2013 às 14:35 0 2543 Tecnologia
Ralph Baer foi um engenheiro e inventor alemão, pioneiro dos jogos eletrônicos. Desenvolveu em 1969, por conta própria, a primeira ideia para um console de videogame doméstico, o Magnavox Odyssey. Conhecido como o "pai dos videogames.
Nascimento: 8 de março de 1922, Rodalben, Alemanha, era judeu escapou da Alemanha nazista em 1938 e se refugiou nos Estados Unidos. Empregado em uma indústria de eletrônicos, Baer foi designado para criar um novo aparelho de TV. Mas ele não queria que fossem apenas algo para assistir à programação da televisão. Sua intenção era que a TV tivesse recursos interativos, como jogos eletrônicos.
Foi aí que, em parceria com outros três engenheiros (Bill Harrison, Bob Tremblay e Bill Rusch) ele conseguiu fazer com que dois pontos na tela de uma TV pudessem ser controlados. Mas eram apenas pontos e não tinha nada além disso. Bem, essa ideia “simples” permitiu que ele criasse um protótipo em 1967: a Brown Box. No entanto, a patente foi criada em 1968 e o protótipo totalmente funcional para demonstração foi apresentado somente em 1969.
A Public Broadcasting Service é uma emissora de televisão estadunidense de caráter educativo-educacional que deu início a uma série relacionada a grandes inventores. O homem a quem é atribuído o título “inventor do video game”. Atualmente ele tem 91 anos, porém nunca deixou de mexer com hardware desde o lançamento do primeiro console vendido comercialmente, o Odyssey.
Em 1972, a empresa Magnavox fez a parceria com Baer para produzir o console que chegou ao Brasil apenas no final da década, ficando conhecido como Telejogo por aqui (fabricado pela Philco e Ford). O protótipo do Odyssey foi desenvolvido em 1967 e foi apelidado de “Brown Box” (caixa marrom). O console era tão simples que nem processador possuía, sendo constituído por quatro dúzias de transistores e diodos espalhados em uma placa.
Como um inventor por profissão e por hobby, outra contribuição de Ralph Baer para a indústria dos video games foi a “pistola de luz”, um periférico capaz de interagir com a tela da TV, sendo usado para jogos de tiro. Embora tenha criado o acessório depois de o Magnavox Odyssey ter sido lançado, no mesmo ano o console apresentou uma edição especial que já vinha com a pistola – ou seja, o primeiro video game comercial já tinha os elementos interativos de hoje.
Fonte.: Tecmundo Por Allan Valin