08 Out 2014 às 18:27 0 2215 Notícias
É bem provável que você tenha agora mesmo no seu bolso a invenção que deu o Prêmio Nobel de Física a três cientistas. O diodo emissor de luz azul, que conhecemos como LED (da sigla em inglês para light-emitting diode) está em milhões de telas de smartphones pelo mundo, além de muitas lâmpadas LED eficientes em energia. E os responsáveis pela descoberta revolucionária vão levar para casa o Prêmio Nobel de Física.
Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura trabalharam no LED azul no Japão nos anos 1990. Na época, os LEDs vermelho e verde já existiam há décadas, mas o azul se mostrava elusivo. Lembre-se que verde, vermelho e azul juntos criam luz branca, então para lâmpadas e telas coloridas, o azul era crucial.
Para fazer os LEDs brilharem em azul, os pesquisadores precisaram criar um novo material. Os LEDs emitem luz quando elétrons passam por camadas de material semicondutor – a cor da luz depende da composição desse material. Akasaki, Amano e Nakamura conseguiram criar o LED azul a partir do elemento gálio.
Vinte anos depois, os LEDs estão bem próximos de conquistar o mundo, graças ao seu brilho e eficiência em energia. E, diferentemente das lâmpadas incandescentes, os LEDs não emitem calor junto com a luz. Eles estão em toneladas de smartphones, televisões e computadores – basicamente qualquer coisa com uma tela iluminada. As lâmpadas LED também estão substituindo as incandescentes e fluorescentes, mudando o visual das nossas cidades, filmes e luminárias.
Não é sempre que o impacto das descobertas vencedores do Nobel da Física é sentido tão diretamente nas nossas vidas. Para todos os lugares que você olha – talvez incluindo até a tela na qual você está lendo isso – você encontrará LEDs. Então parabéns aos três físicos!
O que é Led?
O Led é propriamente dito um Diodo Emissor de Luz, uma espécie de componente eletrônico semicondutor que tem a capacidade de transformar energia elétrica em luz. Já as lâmpadas comuns utilizam radiação ultravioleta com descarga de gases, como no caso das lâmpadas fluorescentes, ou filamentos metálicos, aplicados em lâmpadas incandescentes. A palavra LED é derivada do inglês “Light Emitting Diodo”, que traduzido para o português, significa Diodo Emissor de Luz.
Muitos pesquisam sobre o que é Led, mas ao contrário do que pensam, o princípio LED não foi uma invenção recente. Segundo dados pesquisados e divulgados pelo projeto Laboratório de Iluminação da Unicamp, o LED foi desenvolvido ainda que em fase experimental e rudimentar no ano de 1963 por Nick Holonyac. Seu funcionamento era apenas pela luz vermelha e com baixa luminosidade, atingindo apenas 1 mcd. Em 1960 obteve o LED amarelo e apenas em 1975 que surgiu a luz verde. Isso representa que o LED de hoje é muito mais avançado, mas a descoberta de Holonyac foi o processo inicial para a invenção da tecnologia LED.
Mas foi no início dos anos 90 que houve a verdadeira revolução do LED e a possibilidade de aplicá-lo no setor automotivo, por exemplo. Com o surgimento da tecnologia INGan, foi possível obter-se LEDs com comprimento de ondas menores, nas cores azul, verde e ciano, tecnologia esta que propiciou a obtenção do LED branco, e consequentemente, todos os espectros de cores.
Mas foi com o surgimento da tecnologia Luxeon que foi possível ter fluxo luminoso de 30 lumens e com um ângulo de emissão de 110 graus, e não mais as antigas ondas de intensidades, conseguindo assim maior rendimento e avanço tecnológico no assunto.
Aplicação do LED
Por muitos anos a tecnologia LED foi utilizada como sinais de indicação de estado para aparelhos eletrônicos, como rádio, televisão e outros aparelhos. É a típica luz vermelha que indica quando o aparelho se encontra ligado ou desligado.
Hoje, o LED é muito aplicado em automóveis, destacando o veículo e proporcionando melhor luminosidade com baixo consumo de energia. Também é utilizado em Painéis de Led. Estes aparelhos são aplicados para cenografia, shows, feiras e eventos, exibição de propagandas (principalmente por meio de Painel de Led Outdoor), estúdios de TV, e muitas outras ocasiões.
O Painel de Led é formado por placas compostas por pequenas lâmpadas de luzes RGB (Red, Green, Blue), em português correspondem às cores vermelha, verde e azul, formando assim os pixels, responsáveis pela composição das imagens.
Além do Painel de Led, essa tecnologia está sendo aproveitada até em semáforos e postes de rua devido a sua alta luminosidade, destaque de ambientes e baixo consumo de energia.
Vantagens do LED
Agora que você sabe o que é Led, seu histórico e suas principais aplicações, é hora de você saber quais são as vantagens dessa tecnologia.
• Uma lâmpada LED possui vida útil variável entre 50 a 100 mil horas.
• Baixa manutenção. Devido a sua longa vida útil, os custos por manutenção também são reduzidos.
• A lâmpada LED é mais resistente a impactos, porque não utilizada filamentos metálicos ou compostos gasosos. Toda lâmpada ou equipamento pode ter seu desempenho prejudicado após impactos. Porém, no caso do LED, é menos sensível a condições de impacto e quedas.
• Cores atenuantes: mesmo sem uso de filtros, as lâmpadas de LED emitem ondas monocromáticas em comprimentos ideais, proporcionando cores mais saturadas e vivas.
• Meio ambiente: o LED não possui mercúrio ou qualquer outro tipo de metal pesado que prejudique diretamente o meio ambiente.
Fonte.: Gizmodo Brasil