24 Jan 2016 às 13:53 0 1658 Programação
Meus caros, imaginem vocês chegarem para uma empreiteira e dizerem: “Olha, me faz um prédio com vista para o mar e piscina na cobertura que quando ficar pronto eu vendo. Vai gerar muita riqueza e você terá 30% de tudo.”.
Muitos me contatam querendo sistemas, aplicativos, websites e serviços online que mudarão o mundo e gerarão muitas riquezas. Mas ninguém quer pagar para ficar rico.
Esses me aparecem pedindo um orçamento rápido e logo após de eu dar meu preço, por mais justo que eu tente ser nele, me fazem uma proposta irrecusável: uma sociedade. Com a fala de que eu teria X% de ações e lucro, se, se, seeee eu fizer o trabalho de graça.
Queridos, eu, assim como outros programadores, programamos computadores. Isso significa que:
Não somos computadores; Não nos alimentamos de memória RAM e CPU; Computadores para profissionais são caros; Precisamos pagar serviços externos como servidores, plataformas, IDE’s, repositórios, internet, telefone e luz; Fazer um sistema simples como “aquele tal que tem igual ao Facebook” é caro; Não, o Facebook não começou do zero; Não, o Google não começou do zero; Sim, eu vi o filme Piratas do Vale do Silício; E o Hulk é tão real quanto o empreendedorismo cinematográfico hollywoodiano.
Beijinho no ombro para os bugs :*
Por.: Philippe Assis