02 Jun 2015 às 18:19 0 1249 Notícias
Entre as principais desculpas para tal situação desesperadora, uma das responsáveis pela pesquisa aponta que “(…) essa insatisfação é relativo a famosa Geração Y que possui muito menos paciência para esperar que as coisas aconteçam”. Claro. A culpa é dos funcionários e não das empresas que não se atualizam.
Acontece que a nova moda no mundo empresarial é culpar a Geração Y. A empresa oferece salários de merda para empregos de bosta e quando o profissional vai pedir um aumento ou promoção, falam que o mesmo é jovem demais e está com pressa. Ou que o mercado está complicado – a mesma desculpa de sempre.
Oferecer boas condições de trabalho, plano de carreira ou perspectiva ninguém quer. É mais fácil contar com escravidão voluntária de centenas de jovens que se formam nas faculdades todos os anos.
As reclamações são sempre as mesmas:
- Maldita geração Y que acha que um profissional deve ser promovido ou receber aumento de acordo com o quanto trabalha ou realiza;
- Maldita geração Y que quer um ambiente de trabalho mais harmonioso e que inspire criatividade;
- Maldita geração Y que não quer ouvir broncas de um chefe estúpido que não explica suas ações;
- Maldita geração Y que quer fazer horários alternativos para poder escapar do trânsito;
- Maldita geração Y que não quer ficar presa 60 horas por semana dentro do escritório.
Se você é gestor e está reclamando da “maldita geração Y,” deixa eu te contar: Não são os profissionais que estão ruins, é a sua empresa que oferece empregos de bosta. Falo isso por experiência própria.
Já tive um cargo de gestor e vi muitos talentos indo embora porque minha empresa se recusava a oferecer perspectiva ou até mesmo aumentos de salário. Isso que eram cargos “pequenos”.
Enquanto isso, gestores dinossauros ganhavam uma bolada para ficarem sentados em seus tronos de marfim reclamando que seus funcionários precisavam ser mais proativos ou empreendedores. Não é a toa que, nos 4 anos que estive lá, vi projeto atrás de projeto afundar.
O site Knoll, especialista em estudar a relação de pessoas e seus ambientes de trabalho, separou uma lista com alguns dos valores da geração Y. Se liga:
- Meritocracia: Essa geração acredita que alguém que tenha talento e trabalhe bem deve ser bem sucedida;
- Camaradagem: O sucesso obtido em grupo é melhor do que obtido individualmente.
- Fazer diferente: A geração Y não acredita em fazer algo só porque é o jeito como sempre foi feito. Preferem procurar uma maneira nova e melhor de executar uma tarefa.
- Independência: Funcionários com cargos diferentes e tarefas diferentes devem ser tratados individualmente, não como uma coisa. Ou seja, quem faz a limpeza, não precisa chegar no mesmo horário de quem cuida da direção de arte, e por assim em diante.
Outros dados que valem a pena serem analisados é uma pesquisa feita pelo Intelligence Group sobre o comportamento da Geração Y:
- 64% deles dizem que querem um trabalho que ajude a fazer um mundo melhor;
- 72% querem ser seus próprios chefes, mas se não conseguirem, querem um patrão que assuma a função de treinador ou mentor;
- 88% preferem uma cultura de trabalho colaborativo ao invés de um ambiente competitivo;
- 74% querem horários de trabalhos flexíveis;
- 88% querem um melhor equilíbrio entre a vida e o trabalho.
Reparou algo de parecido em todos os dados apresentados? A geração Y não é ambiciosa demais, como muitos chefes de RH tentam endemonizar por aí. Ela só não vai aceitar qualquer emprego de merda como as outras gerações faziam. E isso é foda.
Estamos falando de jovens que querem viver uma vida boa e mentalmente saudável. Que querem chegar no trabalho e criar novos métodos e caminhos. Querem o sucesso e reconhecimento por isso. Em pequenas promoções ou aumentos de salário.
Chega de profissionais que querem só cumprir a carga horária das 9h às 18h e tão cagando para o futuro da empresa. Chega de gente que trabalha só pelo dinheiro si e não tem a menor pretensão de entregar um trabalho foda ou crescer na carreira.
Estamos falando de profissionais que querem focar no plano a longo prazo e não só no pagamento no fim do mês. De uma empresa que reconheça seus talentos e seu respectivo trabalho duro.
Chega daquela divisão simples de cargos em funcionário, gerente e diretor. Todos sabem que existem muitas camadas aí no meio e que um bom trabalho deve ser reconhecido. Independente de crise ou não crise.
A real é que, por pior que esteja o mercado, se você é um bom profissional, você acha outro trampo. Se a empresa não sabe reconhecer, promover ou dar um aumento, ela que se contente com um funcionário medíocre que aceite trabalhar em um emprego de merda. E com o provável futuro de merda que essa empresa vai ter.
Fonte: Materia retirada do Portal R7 Blog