22 Mai 2013 às 19:27 0 743 Notícias
Relatório da Pew Research Center mostra que jovens estão preterindo a rede social em favor do Twitter e Instagram, mais simples de cuidar
Um novo estudo de comportamento em redes sociais da Pew Internet Project mostra que muitos adolescente americanos estão se cansando do compartilhamento excessivo e do `drama` que acontece nas páginas do Facebook e optando por usar sites como Twitter e Instagram como seu ponto focal de social media.
`Muitos adolescentes demonstraram queda no entusiasmo pelo Facebook`, diz o instituto Pew Research Center num estudo liberado nesta terça-feira (21/05) e que foi montado a partir de entrevistas com 800 jovens entre julho e setembro de 2012.
As principais reclamações são: muitos adultos; informações inúteis compartilhadas por amigos e muito `drama` no Facebook, considerado por eles como cansativo. `O stress de precisar gerenciar sua reputação no Facebook também contribui para a falta de entusiasmo`, dizem os pesquisadores. Muitos adolescentes mantêm-se ativos no Facebook, porque é `uma parte obrigatória da socialização de um adolescente atual`, diz o estudo.
Já no Twitter e Instagram, os adolescentes se veem livres de expectativas e constrangimentos que são mais frequentes no Facebook. Praticamente 25% dos adolescentes já usam o Twitter, contra apenas 16% dos jovens ouvidos em 2011. E 65% dos que usam mantêm seu Twitter público.
A desilusão com o Facebook pode estar relacionada com a forma como eles estão usando a rede social. Cerca de 70% dos entrevistados disseram que são amigos dos seus pais no Facebook e apenas 5% restringem o acesso ao que os pais podem ver, diz o estudo. Nesse sentido, o Facebook não é o melhor lugar para ter conversas que não devem ser ouvidas por gente grande.
No meio do caminho, pais estão preocupados com a quantidade de informação que os anunciantes podem ter sobre seus filhos. Mais de 80% dos pais disseram estar `muito ou moderadamente` preocupados com a privacidade dos dados pessoais dos filhos.
Para os adolescentes, o acesso a seus dados pessoais por parte de terceiros não preocupa e essa despreocupação é alarmante, uma vez que pelo menos um em cada três jovens declararam ter visto em suas páginas anúncios que não eram apropriados para sua idade. O estudo não menciona que tipo de publicidade foi citada.
Segundo o estudo da Pew, há uma grande diferença entre o conceito de público e privado de 2006, com o My Space, e 2012, com o Facebook:
- 91% publicaram sua foto verdadeira, contra 79% em 2006.
- 71% publicam o nome de sua escola, contra 49% em 2006.
- 71% dizem a cidade ontem moram, contra 61% em 2006.
- 53% publicam seu endereço de email, contra 29% em 2006.
- 20% informam seu telefone celular , contra 2% em 2006
- 92% declaram seu nome verdadeiro na página que mais usam;
- 84% divulgam seus interesses, como música, filmes ou livros;
- 82% declaram sua data de nascimento;
- 62% declaram seu relacionamento;
- 24% publicam vídeos sobre si mesmos;
Fonte.: Com reportagem de Zach Miners - IDG News Service