13 Ago 2011 às 19:41 0 2581 Tecnologia
O MSX foi uma idéia originalmente idealizada por Kazuhiko Nishi, vice-presidente da Ascii, que queria um computador rápido, flexível e barato para fazer frente aos IBM PC´s, dominantes na época.
Assim, os aparelhos do padrão MSX eram equipados com o excelente processador Z-80, da Zilog, chip de som AY-3-8910 da General Instruments, placa de vídeo Texas Instruments com 16 KB de memória, modelos TMS9918 ou TMS 9928 (a mesma utilizada no ColecoVision), no mínimo 8 KB de RAM (embora a maioria dos computadores tivesse 16, 32 ou 64 KB), 32 KB de BIOS (Basic), 2 portas de expansão, 1 saída para joystick/mouse e conexão para gravador.
Microsoft anunciava um acordo com a japonesa Ascii para a criação do padrão aberto, nascia o MSX.
Da esquerda para a direita: Akio Gunji, presidente da Ascii, Kazuniko Nishi, o criador do
formato MSX, o jovem Bill Gates e Keiichiro Tsukamoto, também VP da Ascii.
Na década de 1980, o Japão estava no meio de um despertar econômico. As grandes empresas japonesas de eletrônicos poderiam ter sido bem sucedidas no mercado de computadores se tivessem feito um esforço concentrado no final de 1970.
Além de ter como produzir equipamentos com forte apelo visual, combinados com o poder de fábricas de tecnologia instaladas, infelizmente eles ignoraram o mercado de computadores domésticos e estavam hesitantes em fazer negócios em um mercado onde não existia um padrão na indústria daquele país.
Foi então que Nishi propós um padrão de nome MSX sendo uma tentativa de criar um padrão único para a indústria de computadores domésticos.
Inspirado pelo sucesso do VHS como um padrão para gravadores de vídeo cassete , muitos fabricantes japoneses de eletrônicos, juntamente com GoldStar , Philips e Spectravideo, decidiram construir e apostar no padrão.
A idéia do projeto era que qualquer hardware ou software com o logotipo do MSX deveria ser compatível com os produtos de logotipo MSX de outros fabricantes.
Em particular, a forma de cartucho de expansão e função eram parte da norma, qualquer expansão MSX ou cartucho de jogo iria funcionar em qualquer computador MSX.
O padrão definido por Nishi consistia principalmente de várias partes: a CPU principal era um 3,58 MHz Zilog Z80 , o chip gráfico uma Texas Instruments (TMS9918) com 16 KB de VRAM dedicada, o som usava o chip AY-3-8910 fabricado pela General Instruments (GI), e um chip da Intel o 8255 que era a interface programável de periféricos, tais como o teclado.
Em 27 de Junho de 1983, data considerada o aniversário do MSX, ele foi formalmente anunciado durante uma conferência de imprensa, e uma série de grandes empresas japonesas declararam seus planos para introduzir essas máquinas.
As empresas japonesas evitaram o alto e competitivo mercado de computadores domésticos dos EUA, somente a Spectravideo e a Yamaha comercializaram máquinas MSX,sendo que ambas tiveram um pequeno sucesso.O Yamaha CX5M , foi construído para interfacear com vários tipos de equipamentos MIDI, foi anunciado mais como uma ferramenta de música digital do que um computador pessoal comum.
CX5MII/128 Yamaha, o MSX da Yamaha.
Durante a década de 80, a Europa se tornou o maior mercado de jogos para computador, e eram extremamente populares os Commodore 64, Atari e o Sinclair (ZX-Spectrum) que dominavam o mercado.
E foi naquele momento que o MSX foi lançado na Europa, com um mercado saturado de modelos de computadores de 8 bits, além do fato de o MSX ser considerado um computador lento para tratar a memória de video, e isso dificultava a portabilidade de jogos e softwares, e a maioria dos jogos portados ficavam extremamente lento. Além é claro de inúmeras faltas de informação sobre o mesmo.
O computador MSX foi criado pela empresa japonesa ASCII
dirigido por um dos pioneiros de informática da terra do sol nascente, Kazuniko “Kay” Nishi , ajudado pela Microsoft , contava com um sistema operacional, respectivamente: MSX-DOS e MSX-Basic . Desde o ano de 1983, os computadores foram fabricados por empresas como: Canon, Casio, Fujitsu, Hitachi, JVC, Mitsubishi, NTT, Panasonic, Pioneer e etc.
A Evolução.
O MSX teve quatro gerações: MSX (1983); MSX2 (1986); MSX2 + (1988); e TurboR (1990).
Os primeiros três eram de computadores de 8 bits baseados no Z80, enquanto que o TurboR se baseou em um Zilog Z800, que é conhecido como R800.
O TurboR foi introduzido em 1990, mas não foi bem sucedido devido à falta de apoio e o aumento da popularidade do até então IBM PC e seus compatíveis.
A produção do MSX TurboR terminou em 1993, quando Panasonic decidiu se focar no lançamento do videogame 3DO.
O desenvolvimento de um MSX3 havia sido programada para o mercado em 1990. Mas consecutivos atrasos no desenvolvimento de sua VDP fez a Yamaha perder o prazo de entrega e consequentemente o bonde do mercado, causando prejuizo enorme ao lançamento do TurboR, tendo em vista que foram desativados os recursos de dma e de resolução de 24 bits.
O significado da sigla “MSX” continua sendo um assunto de debate. Na época, a maioria das pessoas concordava que significava “Microsoft Extend “, referindo-se ao Basic incorporado ao sistema, especificamente adaptado pela Microsoft para o MSX.
Outra fonte sugeria a sigla como Matsushita-Sony. No entanto, de acordo com Kazuhiko Nishi, a sigla MSX também pode ser entendido como “Machines Extend Software“. Talvez por causa de uma aversão global a Microsoft, esta versão foi bem recebida pela comunidade MSX. No entando o mesmo Nishi diversas vezes negou essa afirmação.
O MSX-DOS (que é o sistema operacional de disco) tinha mecanismos internos compatíveis com o CP/M, e continha também um sistema de arquivos compatíveis com o MS-DOS.
Desta forma, a jogada da Microsoft foi a de promover o MSX para uso em casa utilizando o MSX-DOS, e ao mesmo tempo promovia o MS-DOS tanto em casa como em ambientes empresariais.
Brasil
Sharp HotBit HB-8000;
Este equipamento, lançado em 1985, contava com o teclado integrado à CPU e tinha a versão do sistema 1.1 Br. Entre seus periféricos estavam presentes o gravador de fita cassete (HB-2400), o drive de disquete (HB-3100) e o expansor de memória (HB-4200).
Contava com a linguagem de programação MSX Basic, e opcionalmente com os sistemas operacionais MSX-DOS e CP/M.
O processador de som era da Yamaha (três vozes). O processador é o Zilog Z80, que contava com 8 bits de barramento, 16 bits de endereçamento e 3.57 MHz de velocidade de processamento. As portas disponíveis eram duas DB9 de entrada, para o joystick padrão Kempston (Usado no videogame Atari), e duas portas de expansão (slots) para acesso direto aos periféricos.
O modelo original era branco e cinza. Mas em 1987 foi lançado um modelo da cor preta com o sistema 1.2 Br e como periférico o gravador de fita cassete. Essa versão segundo muitos apaixonados pelo MSX foi previamente preparada para se tornar um MSX 2.0, reforçado por alguns indicios na própria CPU, embora isso tenha sido negado por algumas pessoas de dentro da própria Sharp na época.
Expert Gradiente – XP 800;
Este equipamento, lançado em 1985, muito semelhante ao National CF-3000. Contava com o teclado independente. Entre seus periféricos estavam presentes o gravador de fita cassete, o monitor mono e um modem. Posteriormente foi lançada uma nova versão, a 1.1, com correções no teclado (acentuação), e tornou-se a muito popular.
Uma nova versão, o Expert Plus (GPC-1), na cor preta, foi lançada em 1989, junto com o cartão de 80 colunas. No mesmo ano foi lançado também o Expert DD Plus, com um drive de disquete de 3 1/2 embutido no canto do gabinete. Apesar dos avanços, o Expert Plus/DD-Plus teve problemas de compatibilidade, mais pela falta de informação dos produtores de loaders de jogos, que não sabiam como carregar corretamente os seus jogos (apenas usando as páginas de RAM já comuns do Expert 1.1 e do Hotbit).
KITS DE TRANSFORMAÇÃO;
O Msx nas versões 2.0, 2+ e Turbo R, jamais foram fabricados no Brasil, todavia algumas empresas de eletrônica desenvolveram alguns kits de transformação que prometiam transformar os 1.0 em 2.0 ou 2+.
O MSX 2 contava com melhorias na arquitetura de vídeo, utilizando um novo processador de vídeo (V9938) desenvolvido em conjunto pela Microsoft, ASCII e Yamaha.
Sua memória de vídeo foi de 16 Kb para 128 Kb, a resolução passou de 256 x 192 para 512 x 424 no modo entrelaçado e ainda teve aumento de 16 para 256 cores em alta resolução, também teve ampliação dos comandos Basic, tornando-o um dos mais completos.
Fonte.: MSX Revival