08 Jan 2016 às 17:20 0 1449 Programação
Está cada vez mais raro navegarmos por sites que não possuam um framework CSS por trás. A tendência veio com os últimos anos, e tudo indica que será cada vez mais consolidada no meio do front-end, seja facilitando o processo do design responsivo, ou dando agilidade em projetos por fornecer uma interface quase pronta.
Junto com os novos tempos da internet, vieram também preocupações como o tempo de carregamento de páginas, respostas cada vez mais rápidas dos servidores e consumo de banda otimizado. Cada vez mais rápidos, os planos de internet móvel acabam de forma proporcional à sua velocidade (pelo menos no Brasil).
Uma nova opção de framework CSS?
Querendo ou não, um framework CSS pode ser bastante custoso. Pensando nisso, sempre procurei opções aos maiores deles (em todos os sentidos), como o Bootstrap (23.8kb gzip) ou Foundation (49kb gzip), por exemplo. Sempre fazendo a pergunta “Eu realmente preciso disso?”, mesmo que ainda possamosgarantir que os arquivos estejam em cache ou qualquer outra boa prática para reduzir o peso em suas páginas.
Há alguns dias, navegando pela internet, esbarrei no Milligram. Ainda no início de sua vida, ele promete (e cumpre) entregar uma base de estilo para seu projeto com apenas 2 kb (2.8 para ser mais exato).
No GitHub já é possível acompanhar sua evolução e contribuir com o projeto. Você pode ver o repositório aqui. Com um visual limpo e focado em ser o mais leve possível, ele funciona bem como base para customização e desenvolvimento, vale a pena dar uma conferida e acompanhar seu desenvolvimento.
Modo de usar.
<!-- Google Fonts --> <link rel="stylesheet" href="https://fonts.googleapis.com/css?family=Roboto:300,300italic,700,700italic"> <!-- CSS Reset --> <link rel="stylesheet" href="https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/normalize/3.0.3/normalize.css"> <!-- Milligram CSS minified --> <link rel="stylesheet" href="milligram/dist/milligram.min.css"> <!-- You should properly set the path from the main file. -->
Fonte.: blogjoaootavio