13 Jun 2014 às 12:16 0 952 Tecnologia
Diferente do que muitos pensam, a computação em nuvem pode ser ideal para a recuperação de dados perdidos, se mostrando bem mais eficaz do que os backups tradicionais. Para as grandes empresas, que comumente utilizam mais de um camada de recuperação de dados, essa pode não ser uma grande novidade, mas as PMEs também precisam ficar atentas às vantagens da cloud computing.
A recuperação de desastres passa a ser facilitada quando as cópias de segurança são realizadas em data centers afastados e não em discos removíveis, por exemplo. E, atualmente, com a expansão dos serviços em nuvem, não apenas organizações enormes podem contar com essa tecnologia.
Oferecendo às pequenas empresas as mesmas possibilidades de cópias das grande companhias, a computação em nuvem no modelo IaaS tem sido uma das preferidas das empresas de médio porte, pois oferece a oportunidade de trabalhar com uma proteção de dados muito similar à oferecida às grandes empresas.
Neste modelo, como normalmente o espaço contratado é por prestação de serviço, fica mais fácil para o executivo mensurar como serão os seus gastos e planejar previamente como pretende trabalhar com esse backup online.
Essa nova dinâmica que os provedores de cloud oferecem na contratação facilita a adoção de soluções, além de otimizar a contabilidade adotando formatos pay-per-use. Assim, transtornos pelo uso excessivo do ambiente online ficam descartados e cópias bem mais seguras são realizadas.
Fonte.:iDGNow Fique por Dentro