06 Ago 2013 às 18:40 0 1173 Notícias
As grandes empresas de tecnologia são conhecidas por oferecer uma série de benefícios aos seus funcionários. Contudo, como a maioria das companhias, elas também possuem suas próprias tradições e brincadeiras internas, principalmente quando o assunto são os seus novos funcionários.
Abaixo está uma lista de brincadeiras, maluquices e hábitos esquisitos levantados pelo Business Insider, com os quais os funcionários precisam se acostumar e lidar para serem aceitos em seu novo ambiente de trabalho. Confira:
- Como forma de integração, o Google realiza um pequeno trote com os novos empregados. Os `Googlers` novatos recebem um bonezinho colorido com as cores da empresa (veja foto acima) e uma hélice na parte superior que eles deverão usar durante o seu primeiro `TGIF` (`Thank God It`s Friday`), o encontro semanal dos funcionários da companhia, que acontece às sextas-feiras. O chapéu vem com a inscrição `Noogler`, uma junção da palavra `New` com `Googler`.
- Zuckerberg gosta de passear em um bosque com seus novos funcionários do Facebook. Pode parecer meio esquisito, mas nesta caminhada ele passa para o novo empregado sua visão sobre a empresa, ressalta que `dinheiro não é um problema` e que o funcionário pode começar a trabalhar imediatamente se ele preferir.
- Os novos trabalhadores da Apple recebem um iMac novinho em folha. Mas eles mesmos precisam configurá-lo. Os empregados também passam por um período de orientação, no qual recebem uma camiseta com os dizeres `Class of [ano]`, com o ano em que a pessoa entrou na companhia.
- No Twitter, os novos funcionários recebem uma bela garrafa de vinho de seus novos empregadores, juntamente com uma camiseta. Alguns têm até a oportunidade de tomar um café da manhã com o CEO da companhia, Dick Costolo.
- Ao entrar no LinkedIn, os novos funcionários recebem uma bolsa cheia de produtos de acordo com seus interesses, além de uma garrafa de água, um caderno, e uma cópia do livro `Comece por Você`, escrito pelo fundador da empresa, Reid Hoffman. Ele também encontrará sua mesa toda decorada e um cartão escrito `You are [In]` (`Você está dentro`), fazendo referência ao logotipo da companhia.
- A Amazon possui uma tradição histórica de usar portas como mesas de trabalho, fixadas a pedaços de madeira que servem como pés, desde que a empresa foi fundada. Antigamente, como forma de reduzir os custos, os próprios funcionários precisavam montá-las. Atualmente elas já vem montadas. O CEO da empresa Jeff Bezos diz que as mesas são símbolo da contenção de gastos com despesas desnecessárias.
- Na Microsoft, a tradição diz que você faz aniversário mas quem ganha presente são seus colegas. A cada ano que você completa na companhia, você precisa distribuir 1 libra (cerca de 450 gramas) de M&M`s para seus companheiros de trabalho. Ou seja: se você trabalha há 20 anos na Microsoft, precisa levar 9 quilos de confeitos.
- Se você se candidatou a uma vaga noYahoo!, é bastante provável que seu currículo seja lido por ninguém menos que a CEO da empresa, Marissa Mayer. Ex-funcionária do Google, ela herdou este hábito de seus antigos empregadores, e todas as contratações passam antes pelo seu crivo.
Fonte: Olhar Digital