29 Jul 2020 às 17:07 0 523 Notícias
Muito se tem falado do GPT-3 o programa de inteligência artificial de tomada de decisão, O GPT-3 e o modelo mais poderoso já criado possuindo 175 bilhões de parâmetros sendo que seu antecessor criado ano passado tinha 1,5 bilhões de parâmetros. Pois bem muito estão a perguntar: “e a profissão de desenvolvedor como fica?” Bem o GPT-3 pode gerar códigos funcionais, compor memorandos de negócios criar página de internet e ambiente de jogos como RPG e muita mais.
O importante e que a comunidade em geral deve saber o que pode ou não ser feito com o GPT-3, O GPT-3 e um preditor de texto muito sofisticado, com seus bilhões de parâmetros ele pode identificar padrões linguísticos nele contido.
Em toda minha jornada em desenvolvimento tive a necessidade de criar alguns scripts que nada mais era que uma ferramenta para tomar decisões isso e que soube-se o que fazer nos momento crítico, como gerar uma tela de cadastro com apenas um comando, gerar listagens estatísticas de inventario ou modelo de negócios financeiros decidindo o que vender e o que comprar.
Mas o futuro ainda esta muito distante para que um script em um super computador consiga igualar o cérebro humano em decisão, seria necessário muitos técnicos para cada área de especificação para manter um IA, com Programação, Logica, Infra de Rede, Administradores de Comunicação e muitos outros técnicos, mas entenda que mesmo eu criando, vários scripts que tomem decisão e façam tudo que um programador faz, ainda preciso sentar e escrever código para meus trabalhos.
Um bom exemplo seria o chatBots que vão aprendendo com tempo e sabendo como se portar com cada pessoa que ele interage, guardando em seu banco de dados, todas as informações aprendidas para usar em um outro momento, e mesmo assim ainda não substitui o braço humano.
Hoje temos Alexia, Google Home que já se adapta ao nosso cotidiano e modo de ser, sabendo o que gostamos e não gostamos, perceber nosso humor pelo tom de voz. Mas ainda não são 100% funcional a ponto de substituir um analista ou uma pessoa humana.
Já trabalhei com criação de Inteligência Artificial no curso de Phyton que fiz recentemente o curso era votado para criação de scripts para tomada de decisão, e seu conceito e bem confuso pois tínhamos que alimentar o banco de dados do script com vários parâmetros para que tomasse a decisão correta.
Com isso afirmo que o futuro do IA são promissores, e uma coisa e certa a raça humana tem que aprender muito antes de criar uma outra consciência que se iguale a dos humanos.
Imagina se um IA tomasse como exemplo o próprio criado no caso o homem? Como seria? Sabemos que a humanidade tem muito que mudar e aprender. Sabemos que uma grande parte de nossos semelhantes que estão em situação de estrema miséria sem nenhum recurso e a minoria com muito esbanjando em coisas inúteis.
Mas, o GPT-3 não é perfeito, e um dos maiores problemas está no fato de um IA geradoras de texto que foram alimentados por pessoas reais, ela pode apresentar algumas das piores características humanas, como preconceitos, racismo e sexismo.
Quanto a profissão de programador não acredito que seja extinta pelo menos por um longo tempo, sempre será indispensável a presença de um profissional para desenvolver os scripts. E num futuro próximo os IA nos ajudaram a programar de uma forma rápida e eficiente como hoje os frameworks o faz, mas substituir o programador acho que temos muito chão pela frente antes que isso aconteça.
Por fim esperamos que num futuro bem próximo possamos criar IA para nos ajudar a ser mais humano.
Autor: Edson de Araujo
Analista de Sistema .Net