Paris (FRA): Peugeot-Citroen fecha fábrica e acaba com oito mil empregos na França
Presidência da empresa indica a crise econômica na Europa como motivo para fechamento
O fabricante francês de automóveis PSA Peugeot Citroën, que enfrenta grandes dificuldades, anunciou que acabará com oito mil empregos na França e deixará de produzir veículos em 2014 em sua fábrica de Aulnay, ao norte de Paris, onde trabalham três mil pessoas.
— Sou consciente da gravidade dos anúncios que estamos fazendo e da emoção que provocam na empresa e em seu entorno. No entanto, a envergadura e o caráter duradouro da crise que atinge nossa atividade na Europa tornam indispensável este projeto de reorganização que nos permite adaptar nossa capacidade de produção à evolução previsível dos mercados — explicou o presidente-executivo da PSA, Philippe Varin.
As fábricas de Aulnay e de Rennes, no Oeste do país, serão as mais afetadas pela medida anunciada pela empresa. A montadora informou que se propõe a deslocar a produção da região da capital para a fábrica de Poissy (Yvelines), para onde irá, por exemplo, toda a produção do modelo Citroen C3, atualmente também fabricado em Aulnay.
Muito afetado pela queda do mercado de automóveis na Europa, o grupo também reduzirá seus efetivos fora das cadeias de produção. O anúncio era antecipado com apreensão pelo governo socialista do presidente François Hollande, que enfrenta desde o início de seu mandato, em maio, uma onda de reestruturações e demissões devido à crise.