Trabalhador tem reajuste acima da inflação em 2011

  Terça-feira às 19:16 em 17 de Julho de 2012     0

 

São Paulo (SP): Trabalhador tem reajuste acima da inflação em 2011

Os trabalhadores brasileiros conseguiram aumentos acima da inflação nos pisos salariais em 92% das negociações realizadas ao longo de 2011.

O resultado foi pouca coisa inferior ao constatado em 2010, em que 94% dos salários base das categorias conseguiram aumento acima das perdas inflacionárias.

`

O balanço dos reajuste dos pisos é feito do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que mostra que o reajuste médio acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ficou em 3%. Em 2010, o aumento real médio foi de quase 5%. O estudo analisou 671 unidades de negociação de todo o Brasil.

A maior parte dos pisos salariais analisados (52%) obteve ganhos reais de até 3% no ano passado, enquanto 12,7% conseguiu reajuste 6% acima do INPC, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados mostram ainda 1,2% das negociações empataram com a variação do INPC no período.
No relatório referente a 2010, o número de negociações que obtiveram reajuste acima do índice foi 2 pontos porcentuais maior do que de 2011 (54%) e aqueles que empataram com o INPC, um ponto porcentual maior do que o relatório anterior.

Já cerca de 6,9% das unidades de negociação reajustaram os pisos abaixo da variação do índice de inflação, a maior parte com perdas de até 1%. A parcela de pisos com reajuste abaixo da inflação era 3 pontos porcentuais menor no balanço anterior. O estudo de 2010 contava com menos unidades de negociação que a pesquisa divulgada ontem – 671 ante 660.

O coordenador de Relações Sindicais do Dieese, José Silvestre Prado de Oliveira, explica que as condições de negociação dos salários foram diferentes nos dois anos. “O ano de 2010 foi melhor para negociar, pois o PIB ficou em 7,5%, o salário mínimo obteve ganho real de 6% e a inflação era menor. Era todo um cenário favorável” diz. “Já 2011, o País cresceu 2,7%, o salário mínimo quase não teve aumento e ainda tivemos piora da crise internacional”, completa.

Segundo Oliveira, o aumento dos pisos são bastante influenciados pelo salário mínimo nacional, pois os valores são muito próximos. Em 2011, o piso médio era de R$ 738.

Para este ano, a expectativa é que os resultados voltem a melhorar. “Tivemos 14% de aumento do salário mínimo e um ano com inflação menor, o que deve ajudar a melhorar os ganhos reais nas negociações ao longo de 2012”, comenta Oliveira.

O comércio foi o setor que apresentou em 2011 o maior porcentual de reajustes reais de piso salarial. Ao todo, 94,8% nas negociações terminaram com aumento acima da inflação.

Segundo o estudo da entidade, o setor onde as categorias obtiveram menos sucesso no ano passado foi o de serviços: 86,8% conseguiram reajuste real nos pisos salariais. Na indústria, o porcentual foi de 94,1% e, no setor rural, de 88,5%.

No entanto, maior aumento real em um piso registrado pelo Dieese no ano passado estava no setor de serviços (25% acima do INPC) e o menor, na indústria (7% abaixo do INPC).


Comentários (0)  Curtidas (20) 


Deixe você também seu Comentário


Digite as Letras conforme a imagem Mostrada a cima.