Os imigrantes italianos tiveram papel fundamental no movimento sindical brasileiro. Foram os primeiros a reivindicar melhores condições de trabalho e salário trazendo para o Brasil a experiência internacional dos trabalhadores.
Nos outros países, que tiveram industrialização antes do Brasil, os trabalhadores já conduziam a luta política nas defesas dos seus direitos.
Toda esta movimentação dos imigrantes italianos poderá ser vista na exposição fotográfica, organizada pelo Centro de Memória Sindical (uma entidade intersidical) e a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de SP que será inaugurada no próximo dia 02 de junho na estação Sé do Metrô.
O Projeto conta com centenas de fotos que retrata a vinda dos imigrantes Italianos para o Brasil entre os anos de 1870 – 1920.
Segundo Milton Cavalo, presidente do Centro de Memória, a exposição vai mostrar as condições encontradas pelos imigrantes quando chegaram ao País. “É uma exposição muito rica no que diz respeito a participação dos italianos na organização sindical e operária brasileira”, afirma.
Cavalo ressaltou que a exposição faz parte das comemorações do Momento Brasil e Itália que serão realizadas este ano.
O projeto sobre os 150 anos da Unificação Italiana conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Cultura de SP, da União dos Italianos no Mundo (UIM) e da Associação de Amizade Brasil – Itália.
As fotos inicialmente estarão expostas na estação Sé do Metro e, posteriormente, poderão ser vistas nas estações do Metrô Tatuapé e Luz.
FONTE: Aseessoria de Imprensa da Força Sindical