Fortaleza (CE): Juristas e sindicalistas discutem direito sindical

  Sexta-feira às 21:00 em 12 de Abril de 2013     0

 

Fortaleza (CE) recebe o Congresso Internacional de Direito Sindical, e conta com a presença de juristas e sindicalistas de todo o país e internacionais.

O objetivo do evento é de aprofundar a discussão sobre o sindicalismo brasileiro, considerando a realidade do trabalho e dos reflexos da crise econômica europeia, que podem se alastrar pelos demais países. Fortaleza será sede, entre os dias 10 e 12 de abril deste ano, do Congresso Internacional de Direito Sindical.

Temas palpitantes do cotidiano sindical serão discutidos, partindo da humanização do trabalho e das relações das entidades representativas com o Poder Público, sobretudo Ministério Público, Poder Judiciário e Ministério do Trabalho. O evento é promovido pela Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis), do Ministério Público do Trabalho (MPT).

O ponto essencial do Congresso é a participação de peritos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), além da análise do direito de greve. A metodologia é a do diálogo e da democracia, com as críticas recíprocas que precisam ser ditas para o amadurecimento das instituições.

O Congresso é a consagração da experiência iniciada feita pela Conalis/CE, há anos, em parceria com o Grupo de Estudos e Defesa do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista (Grupe), da Universidade Federal do Ceará, e com o apoio do Fórum das Centrais Sindicais no Estado do Ceará (FCSEC), sob a inspiração recente do Seminário realizado pelo TST em abril de 2012, em Brasília.

“Nesta versão, o MPT, a Conalis, o FCSEC e o Grupe aperfeiçoaram os encontros semestrais para abrir oportunidade a que sindicalistas e profissionais de todo o país possam vir à Fortaleza, discutir os diversos temas democraticamente, com direito a voz, juntamente com os empresários e OIT, no que se pretende seja a inauguração de um grande diálogo social, com transparência e elementos propiciadores das relações tripartites salutares”, comenta o titular da Conalis na PGT e procurador regional do Trabalho, Francisco Gérson Marques de Lima.

Na noite de ontem 10/04, durante a cerimônia de abertura, o presidente do Fórum das Centrais Sindicais do Estado do Ceará, Raimundo Nonato Gomes salientou sobre a importância da participação das entidades a eventos como este, “Agradecemos a iniciativa e que os presentes aproveitem a oportunidade para acrescentar bagagem e que possam utilizar o conhecimento em suas atividades como sindicalista.”

O procurador regional do trabalho, Francisco Gérson Marques de Lima, agradeceu a presença de todos, aos parceiros e destacou que o evento entrou no calendário jurídico nacional.

 

FONTE: Assessoria de Imprensa da Força Sindical/CE


Comentários (0)  Curtidas (19) 


Deixe você também seu Comentário


Digite as Letras conforme a imagem Mostrada a cima.